Vidigueira: Museu Municipal integra Rede Portuguesa de Museus.


No seguimento de uma candidatura efetuada pelo Município de Vidigueira, o Museu Municipal integra a partir desde ontem, 6 de abril, a Rede Portuguesa de Museus.

De acordo com o Despacho n.º 3533/2021 da ministra da Cultura, que sublinha o papel fundamental deste tipo de equipamento na promoção do acesso à cultura e enriquecimento do património cultural português.

Tutelado pela Câmara Municipal de Vidigueira, o museu situa-se no edifício da antiga escola primária e está organizado em dois grandes núcleos temáticos. No primeiro núcleo é retratada a história do ensino primário no concelho, desde a inauguração do edifício em 1884, até 1991, ano em que findou a sua utilização para este fim.

No segundo núcleo, é oferecida ao visitante uma visão do quadro económico das décadas de 30 e seguintes, através dos ofícios de que se ocupavam os habitantes do concelho, desde a agricultura até à indústria.

Este espaço contribui para a compreensão cultural, histórica, social e económica da região, proporcionando ao visitante uma experiência única de contacto com temáticas representativas da memória etnográfica da população.


Share This Post On
970x90_logo