Ourique: Três casos positivos de covid-19 no lar da Misericórdia.


Três casos positivos de covid-19 no lar da Santa Casa da Misericórdia. Salas da creche e de uma turma da Escola EB 2,3 encerradas.

Uma despistagem de rotina levada a cabo pela Segurança Social, detetou três casos positivos de covid-19 de funcionárias do lar da Santa Casa da Misericórdia (SCMO). A instituição tem na totalidade 79 utentes e 78 funcionários e além do lar, tem centro de dia e serviço de apoio domiciliário, tendo as três valências capacidade para 142 utentes.

Segundo apurou o Lidador Notícias (LN), estes três casos positivos geram grande preocupação tendo em conta que cada uma das infetadas vive em localidades diferentes, nomeadamente, Ourique, Santa Luzia e Aldeia de Palheiros onde a SCMO tem instalações para respostas no campo social às populações.

Em comunicado a Câmara Municipal de Ourique (CMO) revelou que na sequência destes casos “por contato direto em contexto familiar”, a Autoridade de Saúde Pública “por precaução” determinou “o encerramento de uma sala na Creche da Santa Casa da Misericórdia e de uma turma na Escola EB 2,3/S”, justificou o presidente da autarquia Marcelo Guerreiro. O edil assegurou que para aquela Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) “estão agendados novos testes ao universo de funcionários já testados e aos utentes”, concluiu.

Marcelo Guerreiro apelou aos munícipes para a gravidade do momento que se vice, justificando que “estamos a atravessar um período de grande exigência individual e comunitária, em que todos podem dar um contributo para conter os contágios e reduzir os riscos”, sustentou.

A SCMO é também proprietária de um lar e centro de dia no concelho de Ourique, na aldeia de Santa Luzia onde em setembro do ano passado foi detetado um surto que registou 45 infetados entre utentes e funcionários, depois de um teste realizado a uma mulher de 85 anos, na sequência de um episódio hospitalar no Serviço de Urgência do Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, onde acabou por ficar internada.

Segundo os dados divulgados hoje pela Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) sobre a covid-19 e relativos às 24,00 de ontem, no concelho de Ourique há 53 casos ativos de um total de 114 que já se registaram desde o início da pandemia, onde foram dados como recuperados 58 doentes. No Município há o registo de duas vítimas mortais.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
970x90_logo