Moura: Covid-19 encerra Serviço de Urgência Básica.


Surto de covid-19 encerra Serviço Urgência Básica de Moura, onde há 10 infetados. O edifício que alberga também o Centro de Saúde.

O Serviço de Urgência Básica (SUB) de Moura, que acolhe também o Centro de Saúde foi hoje encerrado por decisão da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), em virtude de ter sido detetado um surto de covid-19 que regista 10 infetados.

De acordo com o Serviço Municipal de Proteção Civil de Moura (SMPCM) “a maioria dos restantes profissionais deste SUB o encontram-se em vigilância ativa”, acrescentando que “a desinfeção de todo o edifício será assegurada pela Câmara Municipal”, remataram.

O caso despoletou uma reunião de emergência do Centro de Coordenação Operacional Municipal onde marcou presença o Conselho de Administração da ULSBA, e a drástica redução de recursos humanos, que comprometeram o normal funcionamento do SUB, que esteve na base da decisão da ULSBA.

Foi decidido que o SUB de Moura vai reabrir amanhã, pelas 16,00 horas, funcionando todos os dias, entre as 08,00 e as 24,00 horas, com consultas de recurso, um serviço que será assegurado por 4 profissionais: médico, enfermeiro, assistente técnico e assistente operacional.

O SMPCM e a ULSBA, ainda que de forma condicionada, asseguram que a reabertura do serviço “permitirá assegurar à população a prestação básica de cuidados de urgência, até data a definir”, resumem.

Para continuar a acompanhar a situação no SUB, o Centro de Coordenação Operacional Municipal vai continuar a realizar reuniões diárias, com o objetivo de seguir “a evolução do surto identificado, bem como as restantes situações que se verificam no concelho.

Segundo os últimos dados (Relatório Diário 02-01-2021) da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), até às 24 horas de ontem, 1 de janeiro, no concelho de Moura, há 34 casos ativos, de um total de 220 que o Município já registou, a que se juntam 182 recuperados e 4 óbitos. A estes números falta juntar os novos casos de infetados conhecidos hoje.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
970x90_logo