Covid-19: Mais cinco mortes de utentes nos dois lares de Beja.


São mais cinco as vítimas mortais nos dois lares bejenses. Três utentes (mulheres) da Mansão e dois (homens) do Centro Paroquial. São já oito no total nas duas instituições.

Morreram mais cinco utentes nos lares da Mansão de São José e do Centro Paroquial e Social do Salvado, ambos em Beja, e acordo com a atualização feita pelo Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA).

Todas as vítimas estavam internadas em enfermarias da área dedicada à covid-19, situada no 3º piso do Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, e as vítimas são três mulheres que tinham 85, 96 e 99 anos, utentes do lar da Mansão de São José e dois homens de 81 e 96 anos do Centro Paroquial e Social do Salvador.

No caso do lar da Mansão já seis as vítimas mortais uma vez que já tinham falecido três mulheres de 81, 89 e 91 anos. Com as cinco mortes nos dois lares, são já 10 as vítimas mortais do concelho de Beja desde o início da pandemia de covid-19, tendo a primeira morte ocorrido no dia 20 de abril, um homem de 87 anos, utente do Lar Nobre Freire, também na cidade de Beja.

Atualmente são 133 os casos ativos nas duas instituições de acolhimento de idosos bejenses, sendo 101 na Mansão de São José, 81 entre os utentes e 20 nos funcionários. No Centro Paroquial e Social do Salvador à registar 32 casos positivos, sendo 25 em utentes e 7 entre os funcionários.

Sendo a ULSBA, em internamento da enfermaria covid do Hospital de Beja estão 12 utentes, 10 da Mansão e 2 do Centro Paroquial.

Recorde-se que no passado dia 17 de outubro, 54 mulheres, duas das quais com testes negativos, foram transferidas da Mansão de São José para um o edifício do Centro de Acolhimento Covid da Base Aérea (BA) 11.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg