Beja: Bombeiros com 6 operacionais infetados por covid-19.


No Corpo de Bombeiros há 6 operacionais infetados com covid-19 e 18 em isolamento profilático. Corporação garante o socorro às populações.

A Direção e o Comando dos Bombeiros Voluntários de Beja (BVB) emitiram, ao final da tarde desta segunda-feira, um comunicado dirigido à população do concelho onde dão conta que na corporação existem 6 operacionais, cinco bombeiros e uma funcionária, quatro mulheres e dois homens, infetados com covid19 e outros 18 em isolamento profilático.

No documento a corporação revela que o surto “não teve origem relacionada com a prestação de socorro ou transporte de doentes, mas sim resultante de transmissão local na comunidade”, garantindo que em conjunto com a Câmara Municipal “estamos a reunir esforços para testar toda a população dos bombeiros” e assim despistar qualquer outro caso positivo.

Os dois signatários do comunicado, Rodeia Machado, presidente da Direção e, Pedro Barahona, comandante do Corpo de Bombeiros, asseguram que “estamos em condições de garantir o socorro à nossa população e a segurança sanitária a todos os doentes por nós transportados”, rematam.

Ao Lidador Notícias (LN), Pedro Barahona revelou que “o corpo tem um efetivo de 94 pessoas e vai ser sujeito a testes de despistagem na quinta-feira e mediante os resultados assim são tomadas ou não outras medidas” justificando que face à situação “reduzimos os serviços às intervenções no concelho”, concluiu.

Um eventual aumento do número de casos positivos de covid-19 e no pior dos cenários a corporação pode pedir a ativação do Plano Operacional Distrital de Combate à Covid-19, implementado desde o início da pandemia em março do ano passado, que prevê o acionamento do reforço de corporações vizinhas, para auxiliar nos serviços a que o Corpo de Bombeiros de Beja tenha que acorrer.

Segundo apurou o LN, também nas corporações de bombeiros de Alvito, Cuba, Mértola e Vidigueira, já há casos positivos entre os operacionais e também alguns colocados em isolamento, como é o caso de Ourique, mas, em números de momento menos preocupantes do que em Beja.

Teixeira correia

(jornalista)

 


Share This Post On
970x90_logo