Ourique: No lar Santa Luzia, são já 26 os casos positivos de covid-19.

É “explosiva” a situação no lar e centro de Santa Luzia, propriedade da Santa Casa da Misericórdia de Ourique.

“São mais 25 os casos positivos de covid-19 entre utentes e funcionários do Lar e Centro de Dia de Santa Luzia”. A notícia “caiu como uma bomba” em Ourique, quando foram conhecidos a totalidade de mais de quatro dezenas de testes efetuados no domingo depois de conhecido um caso numa utente.

Durante a tarde de ontem foram conhecidos 7 casos entre os funcionários da instituição e ao início da noite os resultados positivos em 18 utentes, tornou-se em mais um surto num lar, que deixou as autoridades locais e de saúde em estado de alerta.

Na Câmara Municipal de Ourique, decorre uma reunião que envolve o presidente da autarquia e Proteção Civil Municipal, Santa Casa da Misericórdia de Ourique, Delegado de Saúde e Bombeiros, para decidir quais as medidas a adotar para combater o surto.

O caso foi detetado na sequência de um episódio de internamento de uma utente do lar no Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, no domingo, onde foi feito um teste rápido que deu positivo.

O caso foi detetado um surto de covid-19 num lar de idosos em Santa Luzia, concelho de Ourique. O lar pertence à Santa Casa da Misericórdia de Ourique (SCMO) e há oito infetados, uma utente e sete funcionários.

Conhecido o caso positivo, a direção da SCMO, o Município a Segurança Social e Autoridade de Saúde, passaram a acompanhar de perto a situação e durante o dia de segunda-feira foram feitos testes a quarenta e quatro pessoas, duas dezenas dos quais de utentes.

Na tarde de ontem foram conhecidos mais sete casos positivos, todos em funcionários da instituição, que além do lar tem também Centro de Dia e Apoio Domiciliário.

Faltava conhecer a totalidade dos testes, que envolvia os utentes, para se conhecer a verdadeira extensão do surto e as medidas a tomar, relativamente aos utentes do lar.

Teixeira Correia

(jornalista)

Share This Post On
970x90_logo