TECNOCRÓNICA (Opinião de Ademar Dias): rapidez, estatísticas e mais rapidez.

Pin It
Pin It
Pin It

A University College London estabeleu um novo recorde de velocidade de transmissão de dados via Internet ao serem transferidos 178 terabits por segundo. A esta velocidade seria possível descarregar toda a biblioteca disponível na Netflix em menos de um segundo!!!

Ademar Dias

Jornalista

Rádio Horizonte Algarve/ Tavira

O recorde foi alcançado pela transmissão de dados através de comprimentos de onda, contrariamente ao que é tipicamente utilizado em fibra ótica.

Isto é, atualmente, as infraestruturas utilizam uma largura de banda limitada de 4,5 THz, com sistemas de largura de banda comerciais de 9 THz. No entanto, os investigadores utilizaram uma banda de 16,8 THz.

UAU!!!

O mais recente relatório da Kaspersky revela que o número de ataques DDoS registados no segundo trimestre do ano triplicou em relação ao mesmo período em 2019.

Ao todo, o Kaspersky DDoS Protection registou um aumento de 217% no número de ataques detetados e bloqueados face ao mesmo período no ano passado. A empresa de cibersegurança avança que os valores identificados entre abril e junho mantêm a tendência já registada no primeiro trimestre de 2020, o que normalmente não acontece, uma vez que a quantidade de ataques DDoS varia consoante o período do ano e tende a diminuir durante a Primavera e o Verão, uma vez que não são alturas de “pico” para a atividade das empresas.

O ano de 2020 está a ser diferente e o número médio de ataques registados diariamente no segundo trimestre cresceu 30% face primeiro. O número máximo de ataques detetados num só dia foi de 300, enquanto o recorde de ataques no primeiro trimestre se manteve nos 242.

De acordo com o relatório divulgado pela consultora TrendForce, 268 milhões de unidades de smartphones foram produzidas durante o segundo trimestre deste ano. Estes números representam uma quebra de 16,7% face ao mesmo período do ano passado. Esta foi, assim, a maior quebra trimestral deste setor comparativamente a períodos homólogos.

E a culpa é do novo Coronavírus. No que respeita à produção e venda de tecnologia, o necessário encerramento de lojas e fábricas criou uma bola de neve que levou ao adiamento ou mesmo cancelamento de alguns eventos e lançamentos de produtos.

No segundo trimestre de 2020 surgiram as consequências pois foi durante os meses de abril, maio e junho que a COVID-19 esteve mais expressiva em todos os países.

Anthony E., mais conhecido por chak, venceu o Ultimate Typing Championship 2020, realizado a 22 de agosto, destronando o campeão arenasnow, levando para casa um prémio monetário de 5 mil dólares.

Durante a final, chak manteve uma velocidade média de 208.5 palavras por minutos, chegando a atingir o pico máximo de 233 palavras por minuto, praticamente 4 palavras por segundo.

Se achas que consegues teclar a esta velocidade podes começar por ir ao site oficial do Ultimate Typing Championship (https://ultimatetypingchampionship.com) e descobrir como participar na próxima edição.

No cinema, e como sugestão da semana, apresentamos o muito aguardado “Tenet”, o novo filme do realizador Christopher Nolan.

Esta película de ação e sci-fi tem como intérprete principal John David Washington. Armado apenas com uma palavra – Tenet – e lutando pela sobrevivência do planeta, o protagonista viaja pelo mundo penumbroso da espionagem internacional numa missão que irá desvendar algo além do tempo real. Não se trata de uma viagem no tempo. Mas sim, uma inversão.

Robert Pattinson e Elizabeth Debicki também integram o elenco.

Este é o trailer

Pin It
Share This Post On
970x90_logo