TECNOCRÓNICA (Opinião de Ademar Dias): previsões, navegadores e motores de busca e outros.




Todos os anos o Saxo Bank divulga previsões que são, no mínimo, insólitas. E as de 2019 já chegaram!

Podem parecer improváveis de acontecer, mas não são de todo impossíveis e podem ter um grande impacto sobre os mercados financeiros, daí a atenção da instituição.

Mais a sério, o objetivo passa por motivar a uma reflexão sobre a possibilidade destes 10 acontecimentos existirem realmente.

E estas são as 10 previsões ‘fora da caixa’ do Saxo Bank para 2019: União Europeia anuncia jubileu de dívida; Apple compra a Tesla a 520 dólares por ação; Trump diz a Powell “estás despedido”; Corbyn como primeiro-ministro leva libra à paridade; Crise na dívida de empresas atinge General Electric e Netflix; Banco central da Austrália lança programa de flexibilização por causa da aceleração da inflação; Alemanha entra em recessão; tempestade solar causa vários prejuízos; é criado um imposto global sobre o transporte para travar as emissões de CO2; FMI e Banco Mundial anunciam a intenção de medir o PIB, focando-se antes na produtividade de cada país.

Resta marcar na agenda o dia 31 de dezembro de 2019 para, nesse dia, ver quantas previsões se tornaram realidade.

Já aqui demos conta da intenção da Microsoft em lançar um novo navegador. Agora temos novas informações que acabam por ser relevantes.

Tudo indica que o novo navegador de Internet da Microsoft será compatível com extensões do Chrome. Trata-se de um benefício direto de contar com o motor Chromium, o qual também está integrado no navegador de Internet da Google.

A confirmação que de será possível instalar extensões distribuídas através da loja virtual do Chrome da Google foi dada pela própria Microsoft ao TechRadar.

Ao serem capazes de usar as mesmas extensões a que têm acesso no Chrome, os utilizadores podem ficar mais inclinados a experimentar a proposta da Microsoft.

Ao mesmo tempo, os developers de extensões não serão obrigados a escolher entre uma ou outra plataforma, conseguindo assim aproveitar muito melhor o tempo em vez de se dedicarem a duas versões diferentes da mesma extensão.

‘Mundial’ foi a palavra que liderou as pesquisas em 2018 no Google, em Portugal, segundo o balanço anual daquele motor de busca.

“O ano de 2018 revelou um elevado interesse no Mundial [de Futebol] da Rússia e num dos maiores fogos que devastou a serra de Monchique, na região do Algarve, considerado o maior fogo europeu do ano”, refere o Google no comunicado ‘O ano em pesquisa Google em Portugal e no mundo’.

Logo depois de ‘Mundial’, as palavras mais pesquisadas pelos portugueses em 2018 foram ‘Secret Story 7’, a sétima temporada de um ‘reality show’ exibido na TVI, e ‘Avicii’, alter ego de Tom Bergling, DJ sueco que morreu em abril, aos 28 anos.

No ‘top’ 5 das palavras mais pesquisadas em Portugal estão ainda ‘Casados à primeira vista’, ‘reality show’ atualmente em exibição na SIC, e ‘Stan Lee’, ícone da Marvel Comics e criador de super-heróis que morreu em novembro último.

Quanto às notícias, o tema que mais curiosidade suscitou aos portugueses prende-se com o incêndio de Monchique, seguindo-se as eleições no Brasil e o furação Leslie.

Este ‘top’ 10 fica completo com notícias sobre casamento real, resgate na Tailândia, eclipse lunar, eleições no Sporting, mudança de hora, sismo e Aga Khan.

O Game Awards, considerado o evento de distinção mais importante na indústria dos videojogos, já atribuiu os prémios para os melhores títulos do ano.

God of War e Red Dead Redemption eram, à partida, os favoritos, uma vez que ambos lideravam com oito nomeações cada.

Acabou por ser God of War o grande vencedor da noite. Para além de ser o título mais galardoado arrecadou ainda o prémio mais importante, o de melhor jogo do ano.

Quanto à lista de prémios da última edição dos Game Awars… uma simples visita/consulta na Wikipédia deve satisfazer os mais curiosos: https://en.wikipedia.org/wiki/The_Game_Awards#2018

No cinema, já está nas salas nacionais o filme “Aquaman”, uma aventura que vem dar vida a um super herói que agora ganha vida com o ator Jason Momoa.

Realizada por James Wan, esta película conta também com nomes como os de Amber Heard e Patrick Wilson no elenco.

O filme revela a origem da história de Arthur Curry, o meio-humano e meio-atlante, que irá ter a viagem da sua vida. Forçado a ver quem realmente é, Aquaman terá de descobrir se é merecedor do título para o qual nasceu, o de Rei. E depois há Mera, uma guerreira forte e a aliada de Aquaman na sua jornada.

Mergulhe no trailer em https://www.youtube.com/watch?v=A3H9Vs0NMJ0


Share This Post On
970x90_logo