TECNOCRÓNICA (Opinião de Ademar Dias): phishing, muito Facebook e videogamers.

Os mais recentes dados da Kaspersky sobre spam e phishing revelam que “Portugal é o segundo país com a maior percentagem de utilizadores atacados por phishers (13,51% do total de utilizadores)”.

Referente ao primeiro trimestre do ano, o estudo adianta que durante esse período foram também “detetados vários novos truques de phishing, desde e-mails de despedimento enviados em nome de departamentos de Recursos Humanos a ataques disfarçados de notificações de entrega”.

“Ao analisar os resultados, assumimos que a COVID-19 seria o tema principal para os spammers e phishers no segundo período do ano. E isso verificou-se. Embora o tradicional envio de spam sem mencionar a pandemia tenha persistido, notámos que os phishers adaptaram os seus antigos esquemas para os tornar mais relevantes no atual contexto, criando novos truques”, comenta Tatyana Sidorina, perita em segurança da Kaspersky.

Uma investigação levada a cabo no Facebook revela que os utilizadores da rede social têm pouca noção do tempo que passam na plataforma e da quantidade de vezes que a visitam.

“Os participantes sobrestimaram a quantidade de tempo que passam no Facebook e menosprezaram o número de vezes que visitam [a rede social]”, pode ler-se nas conclusões do estudo.

Foram poucos os participantes no estudo que passavam mais do que três horas no Facebook, mesmo que tivessem a ideia contrária. Por outro lado, poucas pessoas consideravam que abriam a aplicação mais do que 10 vezes por dia.

Pode consultar o estudo em https://research.fb.com/blog/2020/08/recommendations-for-researchers-to-more-accurately-measure-time-spent-on-facebook/

A integração do chat do Facebook com o do Instagram já começou

Segundo o The Verge, vários utilizadores nos EUA, tanto de Android como de iOS, começaram já a receber notificações que informam acerca dessa fusão. A mensagem, enviada no Instagram, indicava que, agora, “vai poder conversar com amigos que usam o Facebook”.

Agora, em vez do clássico ícone do avião de papel, que representava as mensagens diretas do Instagram, surge o logo do Messenger. Ainda não é possível enviar mensagens para amigos que tem exclusivamente no Facebook – apenas para os seguidores do Instagram – mas a introdução dessa possibilidade pode estar para breve.

O update trouxe também um aspecto mais colorido às janelas de conversação, e a opção de responder diretamente a mensagens específicas, tal como já acontece no WhatsApp.

Um novo estudo da DFC Intelligence revelou que, em meados de 2020, havia 3,1 mil milhões de consumidores de videojogos em todo o mundo.

A população mundial ronda os 8 mil milhões de pessoas, o que significa que 40% da população joga videojogos.

O segmento com crescimento mais rápido é o dos que apenas jogam nos seus smartphones e que representam quase 50% dos consumidores.

Apenas 8% da população é jogador de consolas, enquanto que 48% são jogadores PC, ainda que neste último dado exista “alguma sobreposição com gamers que também jogam nas consolas e nas plataformas mobile.”

Este estudo divide ainda os consumidores pela região onde vivem. A Ásia é a região predominante, com 1,42 mil milhões de jogadores. A Europa vem em segundo lugar com 668 milhões, seguindo-se a América Latina com 383 milhões.

E no cinema, a estreia da semana passa pelo filme “Força da Natureza”.

Esta película de ação realizada por Michael Polish conta com Mel Gibson, Emile Hirsch e Kate Bosworth como destaques do elenco.

“Força da Natureza” acontece durante um furacão de grande magnitude que ameaça Porto Rico. Aí, num complexo de apartamentos, um polícia é o adversário de um criminoso chamado John the Baptist entra numa senda assassina para chegar a um tesouro de arte de valor inestimável.

Pode ver o trailer em https://www.youtube.com/watch?v=dxNbQbB5D5w&feature=emb_logo

Share This Post On
970x90_logo