Tecnocrónica (Opinião de Ademar Dias): online, telemóveis e pirataria.


2h22 foi o tempo médio por dia que as pessoas passaram em redes sociais em 2020.

Ademar Dias

Jornalista

Rádio Horizonte Algarve/ Tavira

Os dados da Statista e mostram que os filipinos são os mais “viciados”, com uma média de 3h50. Os nigerianos seguem de perto com um tempo médio de 3h42 online. No pódio surge ainda a Índia, mais longe, com 2h36.

Entre os países analisados, o Japão é o que tem menos tempo dedicado a estas plataformas, com menos de 1 hora por dia.

Quanto à realidade em Portugal, um estudo recente da Marktest revelou que a média diária de utilização das redes sociais é de 96 minutos, ou seja, 1h36. Com base nestes números, se Portugal integrasse a lista da Statista, estaria no top dos países onde os habitantes passam mais tempo nas redes sociais.

A pandemia de Covid-19 teve um efeito quase imediato no mercado de smartphones, até porque foi na China que surgiram os primeiros casos, precisamente o país onde várias fábricas de telemóveis foram encerradas temporariamente logo no início da pandemia, o que acabou por ter impacto significativo no número de unidades produzidas.

De acordo com o mais recente relatório da TrendForce foram produzidos 1.25 milhões de dispositivos móveis em 2020. Trata-se de uma queda de 11% face a 2019.

Ainda assim os analistas estão confiante que já em 2021 se assista a um aumento considerável. A razão é óbvia: é esperada uma elevada troca de dispositivos.

O relatório revela ainda que as marcas mais vendidas foram a Samsung, a Apple, a Huawei, a Xiaomi, a Oppo e a Vivo.

A Steam continua a liderar o mercado de plataforma de videojogos para computador e, nestes primeiros dias de 2021, voltou a bater o seu próprio recorde de jogadores em simultâneo.

De acordo com a PC Gamer, no passado dia 2 de janeiro, a Steam teve um total jogadores ligados ao mesmo tempo que ultrapassou, pela primeira vez, a fasquia dos 25 milhões.

Férias e pandemia ajudaram a alcançar este número: 25.415.080

Será que a barreira dos 26 milhões vai ser batida ainda este ano? Ou mesmo a dos 30 milhões?

Agora falamos de pirataria, com a série ‘The Mandalorian’ a chegar ao final do ano como a mais pirateada entre os utilizadores do BitTorrent. Quem o diz é o TorrentFreak.

A série do universo ‘Star Wars’ chega-nos pelas mãos do Disney+ e perto do final de 2020 teve direito à sua segunda temporada.

Outras séries populares entre os praticantes de pirataria foram ‘The Boys’, ‘Westworld’, ‘Vikings’, ‘Star Trek: Picard’, ‘Rick and Morty’, ‘The Walking Dead’, ‘The Outsider’, ‘The Arrow’ e, por fim, ‘The Flash’.

No cinema, nota para a estreia do filme “Missão Vingança” (“Fatman” no título original)

Nesta película de ação realizada por Eshom e por Ian Nelms é Mel Gibson quem assume o principal papel. Ele é o Pai Natal, também conhecido por Chris Cringle, e está em plena crise financeira, uma vez que o número crescente de crianças mal comportadas levou a uma redução do seu subsídio governamental.

Agora, Billy Wenan, um menino rico e mimado de 12 anos, decide contratar um assassino, conhecido por Magricela, para matar o Pai Natal.

Estará Chris à altura da situação para manter vivo o espírito natalício e lutar pela sua própria vida?

Trailer em

 

 


Share This Post On
970x90_logo