Tecnocrónica (Opinião/ Ademar Dias): novos dados em várias frentes, quer mundiais quer nacionais.


Apenas metade dos alunos portugueses de 15 anos consegue distinguir entre facto e opinião quando está a navegar na internet, segundo um estudo internacional que mostra que, a nível mundial, a maioria é incapaz de o fazer.

Ademar Dias

Jornalista

Rádio Horizonte Algarve/ Tavira

O alerta é da OCDE e surge no mais recente relatório do Programme for International Student Assessment (PISA) que aponta que apenas 47% de todos os jovens inquiridos conseguiu distinguir um facto de uma opinião. Em Portugal, a percentagem subiu para 50%.

Em Portugal, 55% dos alunos disse ter recebido formação na escola sobre como reconhecer se uma informação é ou não tendenciosa e, contrariando a tendência dos países da OCDE, foram os alunos de escolas desfavorecidas quem mais aprendeu sobre competências de literacia digital nas escolas.

Um novo estudo revela que o uso de software que bloqueia anúncios online está a aumentar, em particular, nos smartphones. Ao todo, estimativas da Blockthrough dão a conhecer que, no final de 2020, 586 milhões de utilizadores recorriam pelo menos mensalmente aos famosos “ad blockers” enquanto navegavam pela Internet através dos seus smartphones.

De acordo com o estudo, o valor representa um crescimento de 10% face ao ano anterior. O crescimento foi principalmente impulsionado pela adoção de navegadores online que já incluem funcionalidades de bloqueio de anúncios.

Nas consolas, a Sony Interactive Entertainment anunciou uma parceria com a Discord e ainda que investiu na companhia nesta sua recente procura por parceiras e financiamento.

Jim Ryan, presidente e CEO da Sony Interactive Entertainment, revelou a novidade e diz que as equipas das duas companhias já trabalham para integrar o Discord na PlayStation Network.

O objetivo é aproximar as comunidades das duas redes nas consolas e mobile, para que possam interagir com maior facilidade enquanto jogam juntos.

Continuando no espetro dos videojogos, a Game Developers Conference (GDC) revelou os resultados do inquérito State of The Game Industry de 2021. Entre as várias conclusões, destacou-se um crescimento da indústria, devido ao facto das pessoas terem passado mais tempo em casa. Em contrapartida, também se verificou um maior número de adiamentos de jogos.

O relatório baseia-se num inquérito feio a mais de 3 mil profissionais da indústria. Quase 50% dos inquiridos afirma que o seu estúdio se expandiu durante este último ano (face a 13% que admitem ter havido uma contração).

No entanto, 44% dos inquiridos afirma que teve um lançamento de jogo adiado devido à pandemia, um valor que cresce face aos 33% do ano passado.

Pode consultar a versão completa do relatório em https://reg.gdconf.com/state-of-game-industry-2021?kcode=SOTIPR

Terminamos com o cinema e com a habitual sugestão da semana.

“O Pai”, de Florian Zeller, é o filme que destacamos.

Anthony Hopkins é o protagonista deste drama, com o qual já ganhou, bem recentemente, o Óscar de Melhor Ator. É a história de Anthony (sim, o mesmo nome), um idoso de 81 anos que mora sozinho no seu apartamento em Londres, rejeitando todas as enfermeiras que a sua filha Anne tenta impor-lhe. Porém, esse apoio torna-se cada vez mais urgente para ela, pois vai deixar de poder visitá-lo todos os dias.

Aqui fica o trailer: https://www.youtube.com/watch?v=99KIpxT0eps

 


Share This Post On
970x90_logo