Tecnocrónica (Opinião/Ademar Dias): Elon Musk já “chegou” a Portugal, mas há mais novidades.


A SpaceX, do empresário e presidente da Tesla Elon Musk, criou a empresa Space Exploration Technologies Portugal – SXPT para fornecer Internet via satélite no mercado português até final de junho, de acordo com o regulador Anacom.

Ademar Dias

Jornalista

Rádio Horizonte Algarve/Tavira

A empresa terá capacidade para fornecer acesso à Internet a 50 mil utilizadores em Portugal e prevê atingir 16 mil até final do ano.

A Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) dá conta de uma reunião na qual “foi transmitido ter sido recentemente completada a cobertura de todo o território nacional pela rede de satélites já colocados em órbita pela SpaceX e que pretendem dar início, até ao final do mês de junho, à comercialização em Portugal dos seus serviços de acesso à Internet de banda larga avia satélite”.

A SpaceX criou “no nosso país a empresa Space Exploration Technologies Portugal – SXPT”, tendo informado que “terá capacidade para fornecer o acesso à internet a 50 mil utilizadores em Portugal, prevendo atingir os 16 mil utilizadores até ao final de 2021”.

O YouTube tem vindo a tomar medidas com vista à proteção dos internautas que visitam a plataforma.

Desde 2018, altura em que apresentou o seu primeiro relatório de aplicação das regras da comunidade, já foram removidos mais de 83 milhões de vídeos e 7 mil milhões de comentários por violarem as políticas da plataforma.

Agora, a plataforma da Google explica que, devido aos investimentos feitos em tecnologias de machine learning, é capaz de detetar automaticamente 94% do conteúdo que viola as suas regras.

O YouTube avança mesmo que 75% dos vídeos são removidos antes de atingirem a marca das 10 visualizações.

Um novo estudo realizado por investigadores das universidades britânicas de Plymouth e Wolverhampton concluiu que as loot boxes são “estrutural e psicologicamente semelhantes aos jogos de azar.”

A notícia foi avançada pela BBC, que cita uma pesquisa comissionada pela GambleAware, organização solidária que ajuda quem sofra de vício de jogo.

O estudo destacou que, dos 93% de crianças que jogam videojogos, até 40% abriram loot boxes. Por outro lado cerca de 5% dos jogadores constituem metade de toda a faturação das loot boxes. Mais… 12 de 13 estudos sobre este tópico estabeleceram ligações inequívocas a comportamentos de vício do jogo. O estudo revelou ainda que os jovens são os que mais utilizam loot boxes, com o aumento do uso corrrelacionado com a idade baixa e menor escolaridade.

É com grande expetativa que o Pocket, uma espécie de ‘sucessor’ do Game Boy, é aguardado pela comunidade gamer, nomeadamente por aqueles que cresceram com a histórica consola portátil da Nintendo.

Infelizmente, a Analogue anunciou que o lançamento do Pocket foi, novamente, adiado. Anteriormente previsto para maio, o lançamento está agora marcado para outubro de 2021.

Desta vez a Analogue justifica a decisão com os problemas de fornecimento de componentes eletrónicos, os quais estão atualmente a afetar toda a indústria.

O site Loudwire efetuou, durante o mês de março, um “torneio” para descobrir qual a melhor banda rock de todos os tempos. Os leitores foram chamados a votar e os grandes vencedores foram os Led Zeppelin, tendo defrontado, na final, os Metallica.

No início, eram 32 bandas, entre as quais se encontravam os AC/DC, Nirvana, System of a Down, Slipknot, Guns N’ Roses, Green Day, Beastie Boys, Papa Roach ou Foo Fighters.

As semifinais do torneio juntaram os AC/DC e os Metallica, por um lado, e os Guns N’ Roses e os Led Zeppelin, por outro. No final, os Zeppelin saíram vencedores, mas não por uma larga margem: 52% dos votos contra os 48% alcançados pelos Metallica.


Share This Post On
970x90_logo