Tecnocrónica (Opinião/ Ademar Dias): denúncias, ferramentas e uma nova esperança.


No ano passado, o número de denúncias de conteúdos online relacionados com a exploração sexual de crianças registou um aumento de 28% face a 2019.

Ademar Dias

Jornalista

Rádio Horizonte Algarve/ Tavira

Além do Facebook, Google, Microsoft, Snapchat, Twitter e TikTok estão entre as plataformas online que mais denúncias fizeram em 2020.

Segundo dados do National Center for Missing and Exploited Children (NCMEC), foram recebidas 21,7 milhões de denúncias através da sua CyberTipline, com a vasta maioria a serem realizadas por plataformas online.

De acordo com a organização, o Facebook foi a plataforma que reportou mais casos de exploração sexual de crianças online, num total de 20.307.216 denúncias. Empresas como a Google (546.704) e a Microsoft (96,776), bem como redes sociais como Snapchat (144.095), Twitter (65.062) e TikTok (22.692) também estão em destaque.

O NCMEC indica que o número de denúncias realizadas em 2020 registou um aumento de 28% face a 2019. Ao todo, foram reportados 65,4 milhões de imagens, vídeos e outros ficheiros.

O Twitter está, alegadamente, a trabalhar numa nova ferramenta que vai detetar e efetivamente bloquear contas abusivas.

Quando ativada, a ferramenta vai permitir aos utilizadores evitarem ver contas que possam lançar “insultos, chamar nomes, usar linguagem mais forte ou comentários de ódio”. Caso alguma conta seja alvo desta ferramenta, o Twitter envia uma notificação para indicar que foi bloqueado um destes ‘tweets’.

Espera-se que esta ferramenta ajude o Twitter a tornar-se uma rede social mais segura, uma medida benéfica dado que a plataforma chegou a ser conhecida pela toxicidade da comunidade.

Para acabar falamos da Comic-Con Portugal, cuja edição deste ano foi confirmada para o próximo mês de dezembro.

Segundo os organizadores do evento, a CITY – Conventions In The Yard, depois de uma edição online em 2020 devido às restrições provocadas pela pandemia, o evento de 2021 volta ao formato presencial. Ao contrário da edição de 2019, que decorreu em setembro no Passeio Marítimo de Algés, Lisboa, a edição deste ano vai ter lugar em dezembro no Parque das Nações, também na capital portuguesa.

Os organizadores prometem mais detalhes acerca da edição de 2021 para breve, mas já é sabido que “A New Hope” é o lema desta edição, uma inspiração direta no subtítulo de Star Wars Episode IV.

 


Share This Post On
970x90_logo