Rodovia: IP lança concursos para requalificação do IP8.


A Infraestrutura de Portugal (IP) lançou concursos para projetos de reforço das condições de circulação no IP8.

A Infraestruturas de Portugal publicou em Diário da República dois concursos para a elaboração dos Projetos de Execução de reabilitação e reforço das condições de circulação e segurança em dois troços do IP8.

Os lanços objeto de beneficiação são contínuos e totalizam uma extensão de cerca de 33 quilómetros;

– Troço no concelho de Ferreira do Alentejo, com uma extensão de cerca de 15 quilómetros, entre o final da A26, em Santa Margarida do Sado, e a rotunda de acesso à ER2.

– Troço com 18 quilómetros de extensão, entre a rotunda com a ER2 e a rotunda de São Brissos.

Os projetos a desenvolver, num prazo de 270 dias, preveem igualmente a construção de duas estradas alternativas ao atravessamento urbano. A Variante de Figueira de Cavaleiros e a Variante de Beringel.

Os concursos públicos para a contratação dos Projetos encontram-se agora em fase de receção de propostas.

IP8-A26/ Rotunda com a ER2- Incluindo variante a Figueira da Cavaleiros.

O projeto a desenvolver visa a melhoria das condições de mobilidade e segurança no IP8 entre Santa Margarida do Sado (após a ponte sobre o rio Sado) e Ferreira do Alentejo na zona da rotunda com a ER2. Com este objetivo será efetuada uma beneficiação estrutural da via, incluindo as travessias urbanas. O estudo engloba ainda, a conceção de uma variante a Figueira dos Cavaleiros, com um perfil de 2X2 e de criação de vias de restabelecimento desniveladas. 

IP8-A26/ Rotunda ER2 e a Rotunda de São Brissos- Incluindo variante a Beringel.

O projeto a contratualizar tem por objetivo o reforço das condições de mobilidade e segurança no IP8 entre Ferreira do Alentejo, na zona da rotunda com a ER2, e a Rotunda de São Brissos, no concelho de Beja (antes da rotunda com o IP2). Será realizada a beneficiação estrutural da estrada existente, incluindo nas zonas das travessias urbanas. O estudo engloba ainda a construção de uma variante a Beringel, com um perfil de 2X2, e de vias de restabelecimento desniveladas. 

Construção da A26

A A26, no traçado previsto para o IP8, que deveria ligar Sines a Beja, começou a ser construído em 2010 e foi interrompido um ano depois.

No âmbito da renegociação da concessão foram retomadas, em 2015, as obras dos lanços Sines/ Relvas Verdes e Nó de Grândola Sul A2/ Santa Margarida do Sado, ambos já está em serviço.

Como foi cancelada a construção dos lanços entre Santa Margarida do Sado e Beja , vão ser feitas as requalificações do IP8 que liga Sines a Vila Verde de Ficalho.


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