Ovibeja: Feira digital começa hoje inaugurada pelo Presidente da República.


O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai presidir hoje pelas 10 horas, à sessão de abertura da 37ª Ovibeja, que este ano se realiza em versão digital. Amanhã a Ministra da Agricultura encerra webinar sobre o regadio de Alqueva.

Além da possibilidade de assistir em direto, são ainda realizados apontamentos de reportagem pela TV Ovibeja, através de breves conversas com os intervenientes, antes e depois dos webinares. Tudo acessível a partir do site da Ovibeja.

No dia 22 de Abril, a partir das 10h00, haverá uma reflexão em torno do tema “Sustentabilidade dos Sistemas Agro-Silvo-Pastoris” culminando com a apresentação do Centro de Competências sobre Pastoreio Extensivo. No mesmo dia, mas agendado para as 15h00, vai realizar-se uma mesa redonda sobre a “Sustentabilidade do Sector Vitivinícola do Alentejo”. A partir das 17h30, vai realizar-se o colóquio sobre “Olivicultura e Azeite.  

No dia 23 pelas 10h00, vai decorrer um webinar sobre “Investimentos no sector agrícola no âmbito da nova PAC” contando com participação da Gestora do PDR2020 e um representante da Comissão Europeia. Às 14h30 inicia-se novo debate sobre “A Utilização e Gestão de Perímetros de Rega Públicos – Experiências Europeias” que conta com oradores de três países: Portugal, Itália e Espanha. O último webinar tem hora marcada para as 16h30 e vai abordar a “Gestão do Regadio no perímetro do EFMA. Esta reflexão vai contar com a participação de representantes de várias entidades públicas e privadas ligadas ao regadio e será encerrado pela Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes.

O acesso ao evento e a todas as suas iniciativas da Ovibeja é livre, sem necessidade de inscrição. A organização é da ACOS – Associação de Agricultores do Sul.

Município de Beja assinala presença no certame

Hoje a partir das 10 horas, a Câmara Municipal apresenta no espaço virtual do Município de Beja, o vídeo promocional que convida a visitar Beja “com vagar”. Jorge Serafim guia-nos pelas “Histórias à volta de Beja” – uma das propostas da nova campanha de promoção turística do concelho que decorrerá entre os meses de maio e setembro. 

Esta iniciativa surge no seguimento da campanha lançada no Verão passado com o repto “Está na hora de conhecer Beja” e apresenta um conjunto de pistas para uma visita a Beja inspirada por cinco histórias e cinco roteiros. São propostas de turismo sustentável com um pé na cidade, património e oferta cultural, e outro nas aldeias, nas memórias, tradições e no saber-fazer.

Acompanhe nesta visita virtual que pode sempre complementar através da plataforma www.beja360.pt.

Ovibeja digital com concerto presencial em Drive-In

E se a Ovibeja é em formato digital, o concerto, agendado para o final da tarde de hoje, vai também decorrer em formato presencial. Em drive in, com 3 pessoas por carro. No Parque de Feiras e Exposições de Beja, Manuel de Castro e Brito.

O concerto Ouvi-Cante, a decorrer no Palco Sagres unplugged, a partir das 19h30, integra a participação e conjugação de um grupo de jovens talentos da região: Ana Sofia Varela, Bruno Chaveiro, Buba Espinho, Eduardo Espinho, Luís Trigacheiro, João Maria Baião, Jorge Serafim, Jorge Benvinda, Miguel Costa.

O acesso ao concerto pode ser feito por duas vias: presencialmente, em formato Drive-in na zona do estacionamento do Parque de Feiras e Exposições de Beja – Manuel de Castro e Brito, com garantia de todas as medidas sanitárias de higiene e distanciamento. Os bilhetes são vendidos no local (Estacionamento do Parque de Feiras e Exposições) no próprio dia, a partir das 11h00. A lotação do Parque está limitada a 250 viaturas.

Os interessados podem ainda assistir ao concerto através de streaming da plataforma digital do evento, em www.ovibeja.pt, com acesso gratuito e sem necessidade de inscrição.


Share This Post On
970x90_logo