Ourique: Trabalhador encontrado esmagado debaixo de roda de trator


Um homem de 66 anos foi encontrado sem vida debaixo de uma roda do trator quando dava comer ao gado. O homem foi visto com vida pela última na tarde de sexta-feira. Foi encontrado morto em propriedade agrícola onde trabalhava.

Um trabalhador agrícola do Monte Miguéis, freguesia de Conceição, concelho de Ourique, que não era visto desde o final da tarde de sexta-feira, foi encontrado ontem sem vida debaixo da roda de um trator.

Foi o vizinho de um monte próximo que dando pela falta de José Mateus Pereira, solteiro, de 66 anos, procurou-o e cerca das 10,40 horas deu com o corpo debaixo da roda direita traseira do trator que estava furada. Não foi possível apurar quando ocorreu o acidente, mas, tudo aponta para que se tenha verificado durante o dia de sábado.

O trator estava no interior de um curral de uma vacaria e tudo aponta que o trabalhador terá transportado feno para os animais e por motivos desconhecidos foi apanhado pela roda. Segundo apurou o JN, o trator esteve a trabalhar até consumir todo o combustível e dado o estado em que o corpo se encontrava, a roda terá rodado por cima do corpo da vítima até furar. Uma testemunha disse que “o cenário era muito violento”.

Militares do Núcleo de Investigação Criminal de Aljustrel da GNR estiveram no local e não encontraram indícios de crime.

Para o local foram deslocados os Bombeiros Voluntários de Ourique, a viatura de suporte imediato de vida (SIV) de Castro Verde, militares da Investigação Criminal e Territorial da GNR, com um total de 18 operacionais e 9 viaturas. Foi necessário utilizar outro trator, para levantar a máquina agrícola envolvida no acidente, uma vez que a vítima ficou encarcerada.

O corpo da vítima foi observado pela Delegada de Saúde de Ourique que confirmou o óbito, tendo sido levado para o Gabinete Médico Legal de Beja, onde será autopsiado.

Acidentes com máquinas agrícolas

O último acidente com tratores tinha ocorrido no sábado em Friande, Felgueiras, que provocou mais uma vítima mortal. No primeiro semestre do corrente ano, 29 pessoas morreram e 50 ficaram gravemente feridas em acidentes com tratores agrícolas.

Portugal é um dos 3 países europeus onde há mais vítimas de acidentes com tratores. Entre 2013 e 2018 foram registadas 416 vítimas mortais em acidentes com tratores.  Segundo o Relatório “Sinistralidade – Veículos Agrícolas – Ano 2018”, disponibilizado pela Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT), de fevereiro de 2019, em 2018 foram 58 as vítimas mortais, 87,9 % dos quais envolvendo tratores agrícolas ou florestais.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
970x90_logo