Ourique: Bebé da creche infetado com covid-19. Professores e trabalhadores das escolas negativos.

Quinta-feira foi dia de emoções ambíguas no concelho de Ourique sobre o covid-19. Um bebé da creche da Santa Casa resultava positivo, os testes dos professores e trabalhadores das escolas do concelho deram negativo.

Depois de se saber que a mãe, diretora do lar da mesma instituição em Santa Luzia, estava infetada, foi feito “de urgência” ao bebé um teste de despiste de covid-19, e ontem soubesse que deu resultado positivo e confirmou que também está infetado, precisou Marcelo Guerreiro, presidente da Câmara de Ourique.

O bebé, que frequenta a Creche e Jardim-de-Infância da Santa Casa da Misericórdia de Ourique, a funcionar nesta vila do distrito de Beja, e a mãe estão em casa, em isolamento, bem e assintomáticos, disse o autarca.

A sala do berçário da creche da Santa Casa da Misericórdia de Ourique foi fechada e vai ser desinfetada. Os outros oito bebés e os cinco funcionários da sala foram para casa e vão ser testados de acordo com as orientações da autoridade de saúde, disse José Raul dos Santos provedor da instituição.

Em comunicado, o presidente da Câmara de Ourique revelou que “na sequência da bateria de testes de despistagem à covid-19 que o Município de Ourique, em articulação com a CIMBAL, realizados na passada segunda-feira aos professores e restantes trabalhadores das escolas do concelho de Ourique registamos com agrado que os resultados deram todos negativos”.

oje foram feitos testes de despiste de covid-19 aos contactos diretos dos infetados no Lar de Santa Luzia, adiantou o autarca, referindo que “não está em cima da mesa” a colocação de uma cerca sanitária à aldeia, que tem cerca de 350 habitantes.

Recorde-se que são 27 os casos positivos de covid-19 entre utentes e funcionários do Lar e Centro de Dia de Santa Luzia, em Ourique, depois de identificado um caso positivo numa utente.

Durante a tarde de terça-feira, foram conhecidos sete casos entre os funcionários da instituição e, ao início da noite, os resultados positivos em 18 utentes, situação que deixou as autoridades locais e de saúde em estado de alerta. Já na quarta-feira o número total aumentou para 27 casos positivos.

Teixeira Correia

(jornalista)

Share This Post On
970x90_logo