Moura: Concluída requalificação do edifício do ex-Grémio.


Está concluída a empreitada de requalificação do edifício classificado “Ex-Grémio da Lavoura” – Centro Documental da Oliveira.

Este edifício, localizado na Praça Gago Coutinho, em Moura, encontra-se classificado pela Direção Geral do Património Cultural como Conjunto de Interesse Público com ZEP (Zona Especial de Proteção), constituindo um expressivo exemplar da arquitetura do final de Oitocentos, dotado de pátio ajardinado, salas com pinturas murais e diversos elementos estruturais e ornamentais de grande interesse.

Com a intervenção agora concluída, pretendeu o Município de Moura salvaguardar o edifício, adquirido em 1999, e qualificar a sua presença urbana através de uma intervenção de substituição de cobertura e de intervenção nas fachadas, incluindo paramentos e vãos.

Já durante a execução dos trabalhos, devido ao facto das condições estruturais do edifício estarem consideravelmente mais degradadas do que o previsto em projeto, houve a necessidade de efetuar a reformulação do mesmo, ao nível do reforço estrutural, com a execução de novos tirantes.

Em suma esta empreitada incluiu uma intervenção imprescindível no que toca ao reforço estrutural do edifício, bem como do lanternim, pois apresentava um elevado estado de degradação. Não menos importante foi a impermeabilização dos terraços e o revestimento dos mesmos com tijoleira cerâmica.

A requalificação do edifício do Ex-Grémio da Lavoura, representou um investimento total de €671.975,79.

A intervenção beneficiou ainda de uma taxa de cofinanciamento de 85% sobre o investimento elegível (€537.228,27), no âmbito do Programa Alentejo 2020.


Share This Post On
970x90_logo