Mértola: Situação no lar da Misericórdia muito complicada.


Mais três mortes hoje por covid-19. São dezasseis as vítimas no surto do lar da Misericórdia.

Com a morte de duas mulheres e um homem, com idades compreendidas entre os 85 e os 87 anos, ocorridas durante esta quarta-feira, subiu para 16 o número de mortes por covid-19 no lar da Santa Casa da Misericórdia de Mértola (SCMM).

As duas mulheres faleceram no Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, e o homem na Zona de Concentração e Apoio à População (ZCAP), montada pela Câmara Municipal de Mértola (CMM), no Pavilhão Desportivo Municipal.

Com exceção da primeira vítima mortal, uma mulher de 91 anos, que ocorreu no dia 30 de dezembro, as restantes quinze aconteceram entre sábado e quarta-feira, oito em cada uma das unidades, Hospital de Beja e ZPAC de Mértola, sendo que 11 das vítimas são do sexo feminino e cinco do sexo masculino.

A Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) mertolense tem vivido momentos dramáticos, já que dos 71 utentes, somente 6 não testaram positivo à covid-19. Também entre os profissionais da ERPI as coisas não estão melhores já que 36 funcionárias, incluindo a diretora técnica, testaram positivo, o que já levou ao reforço de pessoal por parte da Segurança Social e ao apelo de Jorge Rosa, presidente da CMM, a Jorge Seguro Sanches, secretário de Estado e coordenador regional do Alentejo no combate à covid-19, para que “sejam disponibilizados outros recursos humanos”.

Segundo os dados divulgados hoje pela Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) no concelho de Mértola há 121 casos ativos de um total de 226 que já se registaram desde o início da pandemia. O número total de vítimas mortais é de 18, sendo que 16 são do surto do lar da Misericórdia.

Nos últimos números da Direção-Geral da Saúde (DGS), Mértola apresenta 782 casos nos últimos 14 dias por 100 mil habitantes, sendo considerado Município de risco elevado, mas, poderá ver esse estado agravado para concelho de risco muito elevado.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg