Mértola: Peças do museu em exposição em museu em Lisboa.


Está patente no Museu Nacional de Arte Antiga,  em Lisboa, a exposição temporária “Guerreiros e Mártires-A Cristandade e o Islão na formação de Portugal”, comissariada por Santiago Macias e Joaquim Oliveira Caetano.

Nas palavras dos seus comissários esta exposição pretende evocar “os 800 anos do martírio de um grupo de franciscanos: Berardo, Otão (sacerdotes), Pedro (diácono), Acúrsio e Adjuto (leigos) – os Mártires de Marrocos – que, em 16 de janeiro de 2020, foram mortos no Norte de África.

Tendo como pano de fundo uma época inicial de afirmação e estabelecimento de Portugal como Nação”, esta Exposição “através de um conjunto peças (ourivesaria, cerâmica de luxo e comum, peças militares, tesouros monetários, pintura, iluminura, escultura, têxteis, marfins e arte do fogo) irá permitir aos visitantes desvendarem as vivências deste importante período.

O projeto envolve mais de setenta instituições (museus, bibliotecas, igrejas e coleções particulares) de Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, Marrocos e reino Unido, e enquadra-se nas comemorações do Ano Jubilar dos Mártires de Marrocos e de Santo António, tendo como parceiros a Diocese de Coimbra, a Igreja de Santa Cruz de Coimbra e o Museu Nacional Machado de Castro”.

Assumindo uma das suas funções de divulgação do acervo, seja nos diversos núcleos museológicos, seja através da participação em exposições temporárias organizadas em Portugal e no estrangeiro, o Museu de Mértola emprestou para esta importante Exposição 42 objetos onde se incluem peças de cerâmica com destaque para a decorada em corda seca e uma talha estampilhada, peças de ourivesaria como um anel, fivelas e outros objetos de adorno, um molde e um cadinho de fundição e alguns objetos de armamento.

No lote de objetos do Museu de Mértola está também incluída uma maquete da Mesquita de Mértola, todos objetos de destaque na exposição permanente do núcleo museológico de Arte Islâmica, atualmente encerrado para obras de requalificação.

Para mais informação consultar www.museudearteantiga.pt/exposicoes


Share This Post On
468x60.jpg