Livro: “Crónicas do Lidador” da autoria de José Lúcio, Juiz Desembargador.


O livro nasceu do exercício das funções de Juiz Presidente do Tribunal Judicial da Comarca de Beja (TJCB) e uma das partes do mesmo resulta da recolha de sessenta crónicas publicas entre 2018 e 2021, aqui no Lidador Notícias.

No prefácio José Lúcio destaca que “o livro nasce do exercício das funções de juiz e só nesse contexto deve ser compreendido, tendo a pretensão de conter ideias com alcance mais geral”, sustenta.

O antigo Juiz Presidente do TJCB, atribui grande importância à primeira parte das “Crónicas do Lidador”, que trata de “um escrito datado de 2013, onde procurei explanar o que pensava sobre o papel do Juiz Presidente da Comarca, novo cargo criado na organização judiciária pela reforma então anunciada, no que se refere concretamente à comunicação da justiça e à criação de confiança na Justiça”, sintetizou José Lúcio.

O magistrado que exerceu funções desde junho de 2014 e 31 de dezembro de 2020, considera que “foi uma importante parcela da minha vida e queria dela guardar algum documento”, justificando que as crónicas publicadas no Lidador Notícias “tinham a preocupação de comunicar, nomeadamente com o exterior, de modo a que as realidades da justiça, estivessem também acessíveis aos olhares do cidadão comum”, concluiu.

No livro “Crónicas do Lidador” reuniu diversos textos relacionados com o exercício dessas funções de juiz presidente. José Lúcio faz também questão de destacar que escreveu segundo a norma ortográfica que aprendeu, ignorando AO90.

A apresentação das “Crónicas do Lidador” ainda não têm data marcada mas vai decorrer em Beja e depois em Évora, onde o autor reside, datas essas que serão anunciadas pelo Lidador Notícias. Qualquer informação sobre o livro será prestada através do mail info@lidadornoticias.pt.

Quem é José Lúcio

É juiz Desembargador no Tribunal da Relação de Évora. Estudou no Liceu no Nacional de Évora, na Faculdade de Direito de Lisboa. Foi docente no Externato Irene Lisboa (Arrudas dos Vinhos), no IPU-Instituto de Preparação para a Universidade e na Universidade Livre (Lisboa). Exerceu funções como Juiz de Direito em Portalegre, Moita, Mogadouro, Torres Novas, Porto e Évora Circulo Judicial de Évora, 2º Juízo Cível da Comarca de Évora e Tribunal de Instrução Criminal de Évora). Foi Juiz Presidente do Tribunal Judicial da Comarca de Beja entre junho de 2014 e 31 de dezembro de 2020. No presente volume reuniu diversos textos relacionados com o exercício dessas funções de juiz presidente.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
970x90_logo