GNR: Tenente-coronel Rogério Copeto novo 2º comandante do CTÉvora.


Tomou ontem posse como 2.º Comandante da Unidade, o Tenente-Coronel Rogério Copeto. Na sua página a GNR de Évora escreveu: “Seja muito bem-vindo a esta sua casa, nosso Comandante”.

Cinco ano depois de ter deixado o Comando Territorial de Évora (CTÉvora) para assumir o cargo de Chefe da Divisão de Ensino/ Comando de Doutrina e Formação do Comando Geral da Guarda, regressou àquela unidade, desta feita como segundo comandante.

O Tenente-coronel Rogério Copeto, passa também a ser o Porta-voz do comando, funções que desempenhava no CTÉvora, antes de rumar a Lisboa.

Recorde-se que o Comando de Évora da Guarda Nacional Republicana é atualmente exercido pelo Coronel Joaquim Vivas.

Rogério Copeto foi durante alguns anos colaborador do Lidador Notícias, sendo autor de um artigo de Opinião, na maioria das vezes versando temas transversais à GNR e à sociedade civil.

Quem é quem

Rogério Paulo Magro Copeto, nasceu em Évora, em 15 de setembro de 1969 e é casado.

Oficial da Marinha classe de Fuzileiros entre fevereiro de 1991 e outubro 1993; Aluno da Academia Militar entre outubro de 1993 e outubro de 1998; Comandante de Pelotão nos Cursos de Formação de Guarda, no Agrupamento de Instrução de Portalegre entre outubro 1998 e outubro de 2000; Instrutor das disciplinas de Legislação Policial e Tiro nos Cursos de Formação de Guarda, no Agrupamento de Instrução de Portalegre entre outubro 1998 e outubro de 2000; Chefe de Secção de Estado-Maior Interino do Agrupamento de Instrução de Portalegre entre outubro de 2000 e outubro de 2001; Comandante de Destacamento Territorial de Fronteira entre outubro de 2001 e Setembro de 2003; Comandante de Destacamento Territorial de Estremoz entre setembro de 2003 e dezembro de 2005;

Comandante de Destacamento Territorial de Évora entre de dezembro de 2005 e janeiro de 2010; Chefe de Repartição de Programas Especiais da Direção de Operações do Comando Operacional entre Janeiro 2010 e de Janeiro 2013; Adjunto do Chefe da Secção de Operações, informações, Treino e Relações Públicas e Oficial de Relações Públicas do Comando Territorial de Évora entre janeiro de 2013 e junho de 2013; Chefe da Secção do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente e Oficial de Relações Públicas do Comando Territorial de Évora desde julho de 2013 até 2015.

Rogério Copeto chegou ao lugar de Chefe da Divisão de Ensino/ Comando de Doutrina e Formação do Comando Geral da Guarda, depois de ter sido promovido a Tenente-Coronel, quando se encontrava no Comando Territorial de Évora, no desempenho das últimas funções na unidade.

Em dezembro de 2015, o oficial foi condecorado pelo Comandante-Geral da Guarda, com a Medalha de Serviços Distintos Grau Prata.

 


Share This Post On
970x90_logo