GNR: Mais de quatro dezenas de mortes com máquinas agrícolas.


A Guarda Nacional Republicana revelou que durante o ano de 2020 registou mais de quatro dezenas de vítimas mortais em resultado dos 644 acidentes com máquinas agrícolas.

No distrito de Beja não houve o registo de qualquer vítima mortal em acidentes com máquinas agrícolas durante o ano de 2020.

Em 2020 foram registados 644 acidentes envolvendo veículos agrícolas, menos 33 crimes que o ano transato, porém, havendo a lamentar 45 vítimas mortais, menos nove que no ano anterior.

Pelo menos 57 pessoas morreram em 2019 vítimas de acidentes envolvendo tratores agrícolas, mais duas do que em 2018.

Atendendo ao número de acidentes que envolvem veículos agrícolas, foram desencadeadas 4.298 ações de sensibilização dirigidas a 11.484 utilizadores de tratores e máquinas agrícolas, com o objetivo de os aconselhar para o cumprimento das regras de segurança.

Na sua edição de ontem, o CM apresenta uma discrepância no número de vítimas mortais, revelando a existência de 46 mortos, menos 11 do que em 2019, sendo que nos distritos de Beja, Évora e Setúbal não houve qualquer óbito, resultante dos acidentes com máquinas agrícolas. Segundo os dados divulgados o distrito onde ocorreram mais mortes foi o de Bragança, com o registo de 6 vítimas, Guarda e Viseu com 5, Castelo Branco, Leiria e Vila Real com 4, Coimbra, Braga e Faro com 3 e Portalegree, Viana do Castelo, Porto e Lisboa com 1 morto cada.

“Arco de Santo António” obrigatório nas máquinas agrícolas.

Sendo o capotamento a principal causa a provocar vítimas, desde o dia 8 de janeiro, com as recentes alterações ao código da estrada, passa a ser obrigatório circular com arco de segurança, conhecido por “Arco de Santo António”, erguido e em posição de serviço (esta obrigatoriedade aplica-se aos tratores homologados com esta estrutura), bem como a utilização do cinto e demais dispositivos de segurança com que os veículos estejam equipados. Além disso, os tratores e máquinas agrícolas ou florestais e as máquinas industriais são obrigados a possuir avisadores luminosos especiais (rotativo de cor amarela).

 


Share This Post On
970x90_logo