GNR Beja: Balanço da Operação “Campo Seguro 2020” no distrito.


A Guarda Nacional Republicana, promoveu entre 1 de junho e 31 de dezembro de 2020, a operação tendo registado dez crimes e 12 contraordenações, a maioria por crimes de furto nas explorações agrícolas.

A realização da intervenção rural visou intensificação do patrulhamento nas explorações agrícolas, visando prevenir a criminalidade em geral e os furtos em particular, bem como possíveis situações de tráfico de seres humanos.

No âmbito da Operação “Campo Seguro 2020”, a Guarda Nacional Republicana, no distrito de Beja, realizou 183 ações de patrulhamento e fiscalização, tendo sido registados dez crimes e 12 contraordenações, culminando na identificação de 103 pessoas maioritariamente por crimes de furto nas explorações agrícolas. Destaca-se a apreensão de 750 quilos de azeitona.

Foram ainda realizadas 350 ações de informação e sensibilização a 895 pessoas junto das comunidades rurais, muito especialmente dos agricultores, sobre medidas de prevenção e proteção contra furtos, em particular contra o furto de cortiça, ou outros produtos agrícolas, cobre e outros metais não-preciosos.

Balanço geral da Operação “Campo Seguro 2020”

A Guarda Nacional Republicana, desde o dia 1 de junho e até ao dia 31 de dezembro de 2020, intensificou o patrulhamento nas explorações agrícolas, em todo o território nacional, com o objetivo de prevenir a criminalidade em geral e os furtos em particular, bem como possíveis situações de tráfico de seres humanos.

Durante a operação, a GNR foram realizadas 2.986 ações de informação e sensibilização a 8.494 pessoas, junto das comunidades rurais, muito especialmente dos agricultores, sobre medidas de prevenção e proteção contra furtos, em particular contra o furto de cortiça, ou outros produtos agrícolas, cobre e outros metais não-preciosos.

Foram ainda realizadas 7.675 ações de patrulhamento e fiscalização, tendo sido registados 80 crimes e 194 contraordenações, culminando na detenção de 50 pessoas e na identificação de outras 184 maioritariamente por crimes de furto nas explorações agrícolas. Destaca-se, também, a apreensão de 27 veículos e diversos utensílios utilizados neste tipo de crimes e a recuperação dos seguintes produtos: 11.040 quilos de cortiça; 9.672 quilos de alfarroba; 6.747 quilos de pinha mansa; 750 quilos de azeitona e 80 quilos de abacate.


Share This Post On
970x90_logo