Mértola: Octava muerte por covid-19 en el estallido de la casa Misericórdia.


Octava muerte por covid-19 en la casa Misericórdia. Hoy han muerto tres usuarios, dos hombres y una mujer. Fue la séptima vida que pandémica “estola” el fin de semana.

Un hombre, de 94 años de edad, morreu esta tarde no Zona de Concentração e Apoio à População (ZCAP), ensamblado por el Ayuntamiento de Mértola, en el Pabellón Municipal de Deportes, fazendo com que número de mortos no surto de covid-19 no lar da Misericórdia suba para oito.

Esta é a terceira vítima mortal neste domingo, depois de já hoje terem falecido um homem, de 88 años de edad, e uma mulher que no próximo dia 3 de março cumpriria 98 años de edad, depois de ontem terem falecido mais quatro pessoas, todos utentes da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI).

Tal como o JN revelou, neste sábado três mulheres, duas com 89 e uma com 90 años de edad, tinham morrido no hospital de Beja, tendo depois sido conhecida a morte de um homem de 84 años de edad, na ZCAP, en Mértola. São já sete os utentes daquela ERPI que faleceram, después del último día 30 diciembre, una mujer 91 anos ter falecido na unidade hospitalar bejense.

A situação no lar da Santa Casa é deveras complicada também ao nível dos infetados uma vez que entre utentes e funcionários, a doença já afetou mais de centena de pessoas. De 71 usuarios, onde já se verificaram as oito mortes, solamente 6 estão negativos, registando entre os funcionários um total de 36 infetados.

O Provedor da Santa Casa, José Alberto Rosa, considerou que este é “o momento mais complicado” nos 37 años de la institución, sustentando que “a rendição dos funcionários é de tal forma complicada que a diretora-técnica do lar e algumas profissionais mesmo infetadas estão a trabalhar de forma voluntária”, justificado.

Um das funcionárias mais antigas da instituição, Fernanda Oliveira, que não vira a cara à luta confessou: “não estou infetada e não podemos ter medo, senão morremos todos”, terminado.

Para rentabilização os recursos humanos, a Santa Casa transferiu a equipa de cozinha do Serviço de Apoio Domiciliário para a cozinha do Centro Infantil, para a confeção das refeições para o doentes e mais 150 utentes exteriores ao lar e que carecem de apoio social.

O surto na instituição da vila de Mértola foi descoberta no passado dia 18 diciembre, tras el viaje de un hombre al Hospital de Beja, que deu como positivo para a covid-19, donde terminaría quedándome.

Según los últimos datos (Reporte diario 03-01-2021) la Unidad Local de Salud del Bajo Alentejo (ULSBA), hasta las 24 horas de ayer, 2 Enero, en el municipio de Mértola existen 124 casos activos, más 26 que el dia anterior, un total de 223 que la Municipalidad ya ha registrado, la unión 93 recuperados e cinco óbitos, a que faltam juntar a dos três utentes do lar falecidos hoje.

Teixeira Correia

(periodista)


Compartir este mensaje en
970x90_logo