ULSBA: La unidad crea una consulta de seguimiento post-covid.


La Unidad Local de Salud del Bajo Alentejo, tem a funcionar desde a passada quinta-feira, uma Consulta de Follow-Up COVID-19, da responsabilidade do Serviço de Medicina Interna.

De âmbito multidisciplinar, en otras palabras, com o importante apoio da Enfermagem de Reabilitação, da Medicina Física e Reabilitação e do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental, sempre que se justifique.

Pretende-se, sobre todo, melhorar a qualidade de vida dos doentes após a doença Covid-19, visando a sua total recuperação, através da avaliação de sequelas (pulmonares ou a nível de outros órgãos e sistemas) y, así, adequar as necessidades e os cuidados de saúde futuros.

A quem se destina a consulta ?

Este seguimento médico depois da doença destina-se a doentes que estiveram internados com COVID-19 classificada clinicamente como moderada ou grave, e a doentes referenciados pelos Cuidados de Saúde Primários.

Início do processo de avaliação clínica

A avaliação desta necessidade de acompanhamento clínico inicia-se com uma consulta de pré-triagem realizada telefonicamente, durante a qual é avaliado o interesse do doente na consulta e permitirá aferir qualquer queixa ou sintoma potencialmente relacionado com a infeção a SARS-CoV-2.

A data da consulta, a realizar em contexto hospitalar, será adequada em função desta primeira abordagem.


Compartir este mensaje en
970x90_logo