Odemira: Día Internacional de la Protección Civil, durante el mes de marzo.


El Ayuntamiento de Odemira señalará, durante todo el mes, el Día Internacional de la Protección Civil, celebró en Portugal el 1 Marzo.

As celebrações têm como objetivo dar a conhecer o trabalho desenvolvido no concelho, a reestruturação e investimentos no âmbito do Serviço Municipal de Proteção Civil e apoio às corporações de Bombeiros locais.

O arranque da iniciativa foi marcado pelo acompanhamento ao início da vacinação contra a Covid-19 no concelho, a decorrer no Centro de Vacinação de Odemira, en 3 Marzo, seguindo-se depois visitas aos Centros de Vacinação instalados em S. Teotonio, alto, Santa Clara-a-Velha e Vila Nova de Milfontes.

No âmbito desta iniciativa, será formalizada a oferta de viaturas e de atribuição de apoio financeiro às duas corporações de bombeiros do concelho. Os Bombeiros Voluntários de Odemira receberão o valor de 90.000,00€ e os Bombeiros de Vila Nova de Milfontes o valor de 30.000,00€.

Em março decorrerão reuniões da Comissão Municipal de Protecção Civil e da Comissão Municipal de Defesa da Floresta, onde será discutida a Revisão do Plano Municipal de Emergência e Protecção Civil e apresentado o Plano Operacional Municipal de Defesa da Floresta.

Destaque também para a participação de Odemira no Exercício NeamWave para testar a prontidão do sistema em situação de alerta de tsunami, organizado no âmbito do Sistema de Alerta Precoce para a Região do Atlântico Norte, Mediterrâneo e Mares Conexos (NEAMTWS), coordenado pela Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO e a nível nacional pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

O Município de Odemira tem vindo a fortalecer com meios humanos e técnicos o Serviço Municipal de Proteção Civil, com destaque com investimentos em equipamentos para a criação de Zonas de Concentração e Apoio à População ou Centros de Acolhimento (para resposta em situações de saúde pública, incêndios, inundaciones), nova viatura e formação, estando a ser preparadas novas instalações para o Serviço Municipal de Proteção Civil e Centro Operacional Municipal.

Este año, o tema definido pela Organização Internacional de Proteção Civil para o Dia Internacional de Proteção Civil é “Uma Proteção Civil forte para proteção da economia nacional”. Pretende-se assinalar o empenho de todos aqueles que trabalham em prol da segurança dos seus concidadãos, na sua defesa face a situações de risco coletivo, protegendo as suas vidas, os seus bens, o património cultural e ambiental.



Compartir este mensaje en
970x90_logo