Beja: Corte abierta 70 años de edad. 16 Junio 1951.


Allí se construyó el Tribunal de Beja 70 años utilizando trabajo penitenciario. Fue el primer edificio construido en Portugal administrado por la Inspección de Trabajo Penitenciario Penitenciario.

No final da tarde do dia 23 Julio 1947, deflagrou um violento incêndio nas águas furtadas do edifício dos Paços do Concelho de Beja, onde se encontrava instalado o Tribunal da Comarca da cidade.

A destruição do imóvel levaria à necessidade de construir um nosso edifício, noutro espaço, que tal como o da autarquia, foi um projeto de um dos mais importantes arquitetos do Estado Novo, Raul Rodrigues Lima.

Nada podia ficar ao acaso e o autor do projeto desloca-se oficialmente ao estrangeiro para colher informações sobre edifícios judiciais, visitando, entre otros, os Palácios da Justiça de Milão, Roma e Bruxelas.

Menos de quatro anos depois, en 16 Junio 1951, Ya Está 70 años de edad, foi inaugurado o novo Palácio da Justiça de Beja, construído exclusivamente como recurso à mão de obra prisional, como atesta uma inscrição no granito da fachada principal do edifício. Para o efeito foi promovida a mobilização de Brigadas de Trabalho Prisional, formadas por reclusos, ao abrigo do regime de prestações laborais, sob a direção da Inspeção do Trabalho Prisional Correcional.

Manuel Cavaleiro Ferreira, ministro da Justiça do Governo de Salazar, defendia que “a justiça não pretende degradar os delinquentes mas redimi-los; não os condena ao nosso desprezo, entrega-os à nossa caridade”, como forma do condenado fazer a sua aprendizagem como homem livre, de cidadão honesto, justificando que “o trabalho é o meio mais adequado da regeneração e para ser eficaz, o trabalho prisional terá que ser útil”. Se bem o pensou, melhor o fez e pôs os condenados a trabalhar e a serem úteis à sociedade.

Tendo já sido sujeito a diversas alterações, o edifício tem duas salas de julgamento, a principal para julgamentos com recurso a juízos Coletivos ou outros com muitos arguidos e advogados, criminais ou cíveis. No 1º andar existe outra sala, mais pequena e destinada a julgamentos de juízo singular, com m os advogados e arguidos. O edifício tem também celas para receber os presos preventivos presentes a julgamento. Do espaço já saíram há alguns anos, as seções de Conservatória e Notários e os Juízos de Família e Menores e do Trabalho, estes últimos a funcionar em contentores.

Hace cinco años, 1 Junio 2016, la Municipalidad de Beja entregó al Ministerio de Justicia un terreno gratuito para la construcción del nuevo Palacio de Justicia. Los dos concursos quedaron desiertos, dado el bajo valor de construcción, teniendo último día 14 Abril puso en marcha un nuevo procedimiento precontractual, en una cantidad máxima de poco más 5,7 millón. Solo con los costes del proyecto el municipio de Bejense ya ha gastado 92 miles de euros con despacho de arquitectura en Braga.

Descrição do edifício inaugurado em 1951

Na fachada principal as estátuas alegóricas da Justiça e da Lei, em granito. No interior, nas paredes laterais do átrio de honra pinturas murais figurandoA Lei e a Justiça”; no topo da Sala de Audiências, enquadrando a tribuna dos magistrados, tríptico de pintura mural figurandoA Justiça e a Lei, Pregão Judicial e Arrependimento de Condenado”.

Teixeira Correia

(periodista)


Compartir este mensaje en
468x60.jpg