Beja: Municipio avanza hoy al tercio de deflación.


A partir de hoy, la mayoría del país avanza a la tercera fase de la deflación, donde esta la Beja, y que está marcado por la reapertura de las clases presenciales en la educación secundaria y superior, una medida nacional, que también se aplicará en el mayor riesgo.

Veja aqui o que muda a partir desta segunda-feira, 19 de abril, no concelho de Beja que passa para a terceira fase do desconfinamento.

O que passa ser permitido no concelho?

Já podem abrir todas as lojas e centros comerciais, independentemente da sua dimensão, bem como os cinemas, teatros, auditórios e salas de espetáculos. No caso das lojas do cidadão, abrem apenas com atendimento presencial por marcação. Del mismo modo, los restaurantes, cafés e pastelarias podem estar abertos com um máximo de quatro pessoas por mesa ou balcão no interior ou seis por mesa nas esplanadas – até às 22h30 nos dias de semana ou às 13h nos fins-de-semana e feriados.

É ainda possível praticar atividade física ao ar livre até seis pessoas e modalidades desportivas de médio risco. Nestas, incluem-se o andebol, basquetebol, fútbol, futsal, hóquei em patins e voleibol, que até agora apenas eram permitidos a nível profissional. Corfebol, fútbol playa, hóquei e hóquei em linha, polo aquático, aquatlon, hóquei subaquático, râguebi subaquático e râguebi em cadeira de rodas também regressam.

Permite-se ainda a realização de eventos exteriores, desde que não ultrapassem a lotação de cinco pessoas por 100 metros cuadrados, bem como casamentos e batizados com 25% media.

Moura e Odemira são concelhos que regridem para a primeira fase de desconfinamento.

Estes concelhos recuam para a fase de desconfinamento anterior, uma vez que – pela segunda avaliação quinzenal consecutiva – registam uma taxa de incidência superior a 240 casos por 100 mil habitantes, nosotros 14 últimos dias.

O que estará encerrado nesses concelhos?

Esplanadas, lojas até 200 metros quadrados com porta para a rua, gimnasios, museos, monumentos, palácios, galerias de arte e similares encerram. Además de estos, as feiras e mercados não alimentares podem ser proibidos por decisão municipal e as modalidades desportivas de baixo risco estão proibidas.

O que é permitido nesses concelhos?

O comércio ao postigo, salões de cabeleireiros, manicures e similares, após marcação prévia, e os parques, jardines, espaços verdes e espaços de lazer podem funcionar. Además de estos, permite-se o funcionamento de estabelecimentos de comércio de livros e suportes musicais, bem como de bibliotecas e arquivos.

MEDIDAS APLICÁVEIS A TODO O PAÍS

Os alunos do ensino secundário e superior, que estão em casa desde o final de janeiro devido ao agravamento da pandemia, podem voltar às aulas presenciais. No Total, están a punto 300 mil estudantes do ensino secundário e 400 mil do superior que podem regressar. esta medida, todos os alunos e professores do secundário deixam o ensino à distância – mas no caso das universidades e politécnicos, estes podem decidir como e quando será o regresso ao ensino presencial – e juntam-se assim às creches e ao ensino básico nos estabelecimentos de ensino público, particulares e cooperativos e do sector social e solidário, bem como aos centros de atividades de tempos livres e centros de estudo, que já eram permitidos.

Teixeira Correia

(periodista)

Foto: Reinaldo Rodrigues/ Global Imagens/ Global Media Group


Compartir este mensaje en
468x60.jpg