Telechronics: WHO on the agenda and other platforms


Ademar Days

Journalist

Radio Horizonte Algarve / Tavira

The World Health Organization (OMS) announced a collaboration with Wikipedia, an ‘online encyclopedia’ free access and community participation, for the dissemination of reliable and updated information about covid-19, against a “disinformation pandemic”.

A Organização Mundial de Saúde anunciou uma colaboração com a Wikipedia, an ‘online encyclopedia’ free access and community participation, for the dissemination of reliable and updated information about covid-19, against a “disinformation pandemic”.

A colaboração vai permitir disponibilizarinformação confiável sobre saúde públicanum momento em que vários países enfrentam novos e mais graves surtos de covid-19, refere a OMS.

Através da colaboração, as pessoas em todo o mundo vão poder aceder e partilhar infografias, videos, e outros conteúdos sobre saúde pública da OMS na Wikimedia Commons, uma biblioteca digital de imagens e conteúdos multimédia de livre acesso. Com estes recursos de livre acesso, over 250 mil editores voluntários da Wikipedia podem trabalhar a partir dessa informação e expandir a página dedicada à covid-19, que atualmente disponibiliza mais de 5.200 artigos em 175 línguas relacionados com o novo coronavírus”.

The document refers ainda que os conteúdos da OMS vão ser traduzidos para línguas nacionais e regionais com o contributo da rede global de voluntários da Wikipedia.

Os portugueses passam, average, 129 minutes a day on social networks, sendo Portugal o quinto país da União Europeia com maior utilização destas plataformas e, consequently, dos mais expostos a fenómenos como desinformação e propagação política.

Os dados surgem num relatório do Centro Comum de Investigação, o serviço científico interno da Comissão Europeia, about “Tecnologia e democracia”, realizado por investigadores comunitários paracompreender a influência das tecnologias digitais no comportamento político e na tomada de decisões”.

Second or document, last year, “48% dos cidadãos da UE utilizavam redes de sociais todos os dias ou quase todos os dias”, wherein “o tempo médio diário de utilizaçãoatravés de qualquer dispositivovariou entre os 129 minutos por dia em Portugal e os 64 minutos na Alemanha”.

No que toca ao peso das redes sociais na utilização digital dos cidadãos da UE, Portugal ocupava em janeiro de 2020 o quinto lugar entre os Estados-membros que mais utilizavam estas plataformas, antecedido por Malta, Cyprus, Eslovénia e Dinamarca.

O TikTok anunciou que vai passar a explicitar o motivo que levou à eliminação de um vídeo na sua plataforma.

Previously, quando era eliminado um vídeo, a empresa indicava apenas que as “diretrizes da comunidade” haviam sido violadas. Now, o motivo vai passar a constar na mensagem enviada pelo TikTok.

Segundo o The Verge, o TikTok ainda permite aos utilizadores recorrerem da decisão caso sintam que a decisão não é a correta.

O Disney+ ganhou mais uma funcionalidade em Portugal. Com o GroupWatch vai ser possível que várias pessoas (até sete) consigam ver os mesmos conteúdos à distância, os quais são sincronizados através de televisões inteligentes ou smartphones.

O GroupWatch pode ser encontrado na área de “Detalhes” de filmes e séries disponíveis no serviço de streaming. Caso decida iniciar uma sessão conjunta, pode convidar até mais seis pessoas por via de um link específico enviado através de uma mensagem. Durante a visualização, os participantes do GroupWatch podem mesmo interagir, enviando reações por via de emojis.

No cinema, estreia esta semana o filme “As Bruxas de Roald Dahl” (“The Witches” no título original).

Nesta comédia, o realizador Robert Zemeckis reimagina a adorada obra de Dahl para um público moderno. A sua visão inovadora conta a história emocionante e humoristicamente sombria de um jovem órfão (Bruno) in which 1967, vai viver com a sua Avó (Spencer) numa cidade rural do Alabama, Demopolis. Mas quando o rapaz e a Avó encontram umas bruxas encantadoras, mas diabolicamente traiçoeiras, a avó decide levar o neto para um luxuoso resort à beira-mar. Nota para a atriz Anne Hathaway que aqui surge no papel da Grande Bruxa-Mor.

Trailer emhttps://www.youtube.com/watch?v=4rLuFiTl7q4&feature=emb_logo


Share This Post On
970x90_logo