Mértola: New gardens in Santana de Cambas e Mértola.


Two new gardens in the Mértola Food Network, one is Horta do Combral, Santana de Cambas and another is the Horta da Santa Casa da Misericórdia de Mértola.

O projeto Rede Alimentar de Mértola tem por objetivo a implementação de um sistema alimentar de base local, com o reforço da produção e consumo de alimentos de base local adotando práticas agroecológicas. Uma das ações da rede assenta no reforço da necessária capacidade de produção local de hortícolas e frutícolas, recuperando-se e potenciando-se a herança local de trabalhar pequenas hortas, agora abandonadas.

No âmbito do projeto “A Cozinha da Avó” promovido pela Casa do Povo de Santana de Cambas, estão já em fase de implementação duas novas hortas: a Horta do Combral em Santana de Cambas num terreno, gentilmente, cedido por um agricultor e proprietário agrícola local e a Horta da Santa Casa da Misericórdia de Mértola.

Num esforço coletivo de reforçar a soberania alimentar do território, um conjunto de instituições coopera para que, in the near future, possamos incorporar no nosso sistema alimentar local (restaurants, comercio local, cantinas) mais alimentos de produção local.
A Câmara Municipal de Mértola é o investidor social deste projeto. A fim de melhorar a qualidade dos solos e aumentar a sua capacidade de retenção de água a Câmara Municipal de Mértola cede, yet, regularmente estilha e matéria orgânica proveniente das podas e limpezas de áreas verdes e apoia com alojamento o programa local de voluntariado para a agroecologia que possibilita a disponibilização de voluntários para ajuda nos trabalhos das hortas.

Parceiros do Projeto: Municipality of Mértola (investidor social). Holy House of Mercy of Mértola; Centro de Apoio a Idosos da Moreanes; Centro Social de Montes Altos, Associação Terra Sintrópica.


Share This Post On
970x90_logo