Football: Guadiana de Mértola leaves A.F.Beja District.


The direction of the Football Club Guadiana de Mértola at a meeting held last night, decided to “suspend the participation of the senior team in the competitions of the Beja Football Association (A.F.Beja) during this season ".

A equipa mertolense disputava o Campeonato Distrital da 1ª Divisão, mas desde o início que integrou um grupo que defendia o adiamento da prova, face ao avanço da pandemia de covid-19.

No comunicado emitido a dar conhecimento aos sócios da decisão tomada, os dirigentes do Guadiana de Mértola justificam que “esta é decisão difícil mas bem ponderada e amadurecida”, acrescentando que “é um momento triste para o clube, mas é a decisão mais responsável nesta fase difícil que todos atravessamos”, justify.

A tomada de posição do clube da “Vila Museu” não estará desligada de um surto de covid-19 detetado na Câmara Municipal de Mértola que originou o encerramento dos serviços no edifício do Município e a realização de testes a todos os trabalhadores e cidadãos da vila.

Has learned the Lidador News (LN) a decisão dos dirigentes é secundada por equipa técnica e jogadores em defesa da sua saúde e do grupo, contrariando aquilo que tem a posição da Associação de Futebol de Beja de que “existem condições para disputar a competição”.

Com a desistência do Clube de Futebol Guadiana de Mértola, são já quatro os clubes que deixaram de disputar o Campeonato Distrital da 1ª Divisão da A.F.Beja, vulgo “Distritalão”, depois da eliminação por falta de comparência aos jogos, do Odemirense, Milfontes and Aldenovense Beach.

Of 14 clubs foreseen in the regulations to compete in the competition, only 13 assumed that responsibility, which means that every day there is a team that, forcedly, rest well. Then came the movement, dubbed the “Revolt of the Six”, where in addition to the three disqualified, were the Serpense Union, Awakening of Beja and Guadiana de Mértola, who advocated postponing the start of the competition.

Even before the start of the race, Serpa's team left the movement. A 18 October, with the 1st round dispute, the Bejense club “went to play”, while the Mertolians did not show up at their premises, but from there they started the competition, having “left over” Odemirense, Praia de Milfontes and Aldenovense that remained unyielding.

Now, com a desistência do emblema da vila banhada pelo rio Guadiana são 9 os clubes que continuam a disputar uma competição que está longe da verdade desportiva e alguns clubes já se vão questionando se vale a pena continuar com este cenário, when most days only have 3 of 7 games that should be played.

Teixeira Correia

(journalist)


Share This Post On
468x60.jpg