Covid-19: Vítima mortal em Aljustrel faz subir para 20 em 13 concelhos do distrito de Beja.


O concelho de Beja passou de 136 casos ativos quando ontem tinha 218, tal deve-se o facto da meia centena de utentes da Mansão de São José que foram dadas como curadas.

Com o registo de um morto em Aljustrel, são já 20 as vítimas mortais por covid-19 em treze dos concelhos do distrito de Beja, exceto Odemira, que são sob a égide da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL). Alvito é o considerado “município limpo”, tendo em conta que está a zero em todos os capítulos: em casos positivos, ativos, recuperados e óbitos.

Beja é o município onde já se verificou o maior registo de mortos, catorze no total, 10 das quais ocorreram em dois lares entre 20 e 30 de outubro. As restantes cinco vítimas ocorreram em Moura e Ourique, com dois mortos cada e um em Almodôvar.

Os números constam do relatório de Situação Diário do Baixo Alentejo-COVID 19, que a CIMBAL publicou esta terça-feira na sua página de facebook, há o registo de 7 novos infetados com covid-19, num total de 213 ativos na região, ainda assim menos 84 dos que tinham sido anunciados ontem.

O município que gera maior preocupação é o de Beja, onde além dos 14 mortos, tem 136 casos ativos quando ontem tinha 218, mas o facto da meia centena de utentes da Mansão de São José terem sido dadas como curadas (Última diretiva da DGS: Infetados que durante dez (10) dias estão assintomáticos são dados como curados sem fazer testes) , alterou por completo os números, mas que ainda assim vai a partir de amanhã estar sujeito a restrições por fazer parte da lista dos concelhos de alto risco da covid-19.

Dos 213 casos ativos nos treze municípios, Beja com os referidos 136, é o concelho mais afetado, seguindo-se Ferreira do Alentejo com 23, mercê de um surto de 20 trabalhadores estrangeiros, numa exploração agrícola na aldeia de Santa Margarida do Sado, depois Serpa com 19 e Cuba com 11. Abaixo da dezena de casos estão Mértola com 6 casos, Aljustrel com 5, Moura, Ourique e Castro Verde com 3 cada um, Almodôvar com 2 e Barrancos e Almodôvar com um caso cada e finalmente Alvito que é agora o único município “limpo” de covid-19.

Quanto a internados há 24 infetados, 21 em enfermaria e três na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI), estando 806 pessoas em vigilância ativa. Dos doentes que já passaram pelo Hospital de Beja infetados com covid-19 44 já tiveram alta médica.

A CIMBAL revela que desde o início da pandemia, nos treze concelhos, já se registaram um total de 803 infetados e 569 recuperados, sendo que o número de infirmados ou não confirmados é de 6638 casos. Beja é o concelho onde se registaram mais casos de covid-19, num total de 385, seguido de Moura com 168, Serpa com 59 e Ourique com 52 casos. Os restantes nove municípios têm menos meia centena de positivos, com Cuba a registar 32 infetados, Ferreira do Alentejo tem 31, Mértola com 25 e Aljustrel e Almodôvar apresentam 17 cada, aqueles que têm mais casos.

Sabendo da gravidade da situação na região, a CIMBAL apela a que “seja mantida a serenidade e cumpridas todas as recomendações da Direção-Geral da Saúde”.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
970x90_logo