COVID-19: Surtos ativos em Salvada e Cabeça Gorda (Beja). Há 6 casos positivos.


Há seis casos positivos de covid-19, nas freguesias de Salvada e Cabeça Gorda, no concelho de Beja. Mais de três dezenas de pessoas de Salvada vão ser sujeitas a testes.

Apesar de quatro casos positivos em Cabeça Gorda, todos confinados em casa há cerca de uma semana, não existindo ligação entre os casos das duas localidades, separadas por pouco mais de 2 quilómetros da EM511-1.

Apesar de ter até ao momento só dois casos confirmados, a situação de Salvada gera maior apreensão, entre as autoridades. Há um doente hospitalizado e hoje e segunda-feira, três dezenas de pessoas vão ser sujeitas a testes de despistagem. Eventuais casos positivos entre os testados, pode levar ao encerramento de estabelecimentos comerciais.

O primeiro caso de Salvada foi detetado durante uma consulta no Centro de Saúde de Beja e posteriormente o segundo, na sequência de contatos entre os infetados. Depois de detetada a situação, foram identificados as pessoas que tiveram contatos em primeira linha com os doentes e chamados para efetuarem os testes de despistagem da covid-19, que vão decorrer no Posto Médico de Salvada, efetuados por uma equipa da Autoridade de Saúde Pública da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA).

Segundo apurou o Lidador Notícias (LN) os quatro casos de Cabeça Gorda estão radicados em pessoas da mesma família e foram “importados” de outra zona do país na sequência de um encontro familiar.

Fonte da autarquia de Beja assegurou ao LN que estes são os únicos casos ativos no concelho, onde se verificaram duas mortes, as duas primeiras na região Alentejo, tendo no passado dia 20 de abril, um homem de 87 anos, utente do Lar Nobre Feire e internado no Hospital José Joaquim Fernandes, ambos na cidade de Beja, sido a primeira vítima mortal.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
970x90_logo