Covid-19: Beja e Vidigueira saíram da lista de risco, onde se mantém Odemira.


A nova avaliação do Governo aponta para a saída dos municípios de Beja e Vidigueira da lista de risco, onde continua o concelho de Odemira. As duas freguesias destes municípios “têm andamento” diferentes.

Os concelhos de Beja e Vidigueira recuperaram e deixaram de estar em risco de recuo no desconfinamento, revelou esta quinta-feira a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, que apresentam um registo de menos de 120 casos de covid por 100 mil habitantes. O concelho de Odemira mantém-se em situação de alerta, com as freguesias de Longueira-Almograve e São Teotónio a tem fases diferentes.

A freguesia de São Teotónio, em Odemira, avançou no desconfinamento, ainda que apenas para as regras do nível 3, a fase de 5 de abril, permite-se: Funcionamento de lojas até 200 m2 com porta para a rua; Feiras e mercados não alimentares (por decisão municipal); Funcionamento de esplanadas (com a limitação máxima de 4 pessoas por mesa) até às 22.30 nos dias de semana e até às 13 horas aos fins de semana; Prática de modalidades desportivas consideradas de baixo risco; Atividade física ao ar livre até 4 pessoas e ginásios sem aulas de grupo; Funcionamento de ginásios sem aulas de grupo; Funcionamento de equipamentos sociais na área da deficiência.

Por seu turno, a freguesia de Longueira-Almograve passa para as regras do nível 1, fase de 1 de maio, permite-se: Restaurantes e espetáculos até às 22.30; Comércio em geral: até às 21 nos dias de semana e até às 19 horas nos fins de semana e feriados. Restaurante em centros comerciais: até às 22.30 nos dias de semana e até às 19h00 nos fins de semana e feriados; Os restaurantes, cafés e pastelarias podem funcionar com a limitação condicionada a um máximo de seis pessoas por mesa no interior e dez pessoas por mesa nas esplanadas; A prática de todas as modalidades desportivas passa a estar permitida, bem como e para toda a atividade física ao ar livre; Os ginásios podem funcionar com aulas de grupo, observando as regras de segurança e higiene; A lotação para casamentos e batizados passa a estar limitada a 50% do espaço. As instalações desportivas onde ocorra prestação de serviços passam a encerrar às 22.30.

Os concelhos em alerta são: Albufeira, Alvaiázere, Castelo de Paiva, Fafe, Golegã, Melgaço, Montalegre, Oliveira do Hospital, Torres Vedras, Vale de Cambra, Vila Nova de Poiares e Odemira.


Share This Post On
970x90_logo