CIMBAL: Conselho Intermunicipal reuniu com Secretária de Estado.


Realizou-se ontem, com recurso a teleconferência, a reunião ordinária do Conselho Intermunicipal da CIMBAL, que contou com a participação da Secretária de Estado da Habitação.

No período Antes da Ordem do Dia, a Senhora Secretária de Estado da Habitação, Mestre Marina Gonçalves, disponibilizou informação e esclareceu algumas dúvidas sobre os programas de apoio. Foi efetuado o ponto de situação sobre as Estratégias Locais de Habitação (ELH), constatando-se que o processo está em decurso, nos treze municípios do Baixo Alentejo.

Consensualizou-se a necessidade de criação de uma estratégia regional para a Habitação, agregadora das treze ELH, contribuindo para ajudar a fixar as populações e atrair mais habitantes para o território.

Ainda no período Antes da Ordem do Dia, a ACOS – Associação de Agricultores do Sul apresentou a Ovibeja /2021, a realizar em formato digital, nos próximos dias 22 e 23 de abril, com o apoio da CIMBAL e dos municípios do Baixo Alentejo.

Dos restantes assuntos abordados na Ordem do Dia, destaque para a aprovação formal da “Revisitação da Estratégia Integrada de Desenvolvimento Territorial do Baixo Alentejo”. Este é um documento que serve de base para o próximo período de programação de fundos comunitários, e foi alvo de ampla discussão em sede do Conselho Estratégico para o Desenvolvimento Intermunicipal do Baixo Alentejo, obtendo diversos contributos das entidades que o compõem, assim como de alguns dos municípios do Baixo Alentejo.

 

 

 


Share This Post On
970x90_logo