Cabeça Gorda: Silarca–Festival do Cogumelo celebra os Recursos Silvestres.

Pin It

Cabeça Gorda, freguesia do concelho de Beja, organiza entre os dias 6,7 e 8 de março de 2020, o Silarca Festival do Cogumelo, na Praça Magalhães Lima.

O Silarca Festival do Cogumelo assume-se como uma referência no roteiro Gastronómico-Cultural do Baixo Alentejo, o que torna a visita obrigatória a este festival de saberes e sabores, genuínos do interior, mostrando as suas tradições e a gastronomia, numa estratégia concertada em torno dos recursos silvestres.

Com mais de 40 expositores confirmados do nosso Alentejo, que terão à disposição dos visitantes produtos silvestres e artigos da nossa região, bem como, um programa marcado pelos grupos de cantares alentejanos e de música tradicional, a edição de 2020 traz algumas novidades, a saber:

Tenda micológica: Uma tenda maior e com mais capacidade de receber os visitantes, com cerca de 200 lugares sentados, proporcionando maior comodidade e diversidade gastronómica com a presença confirmada de 8 restaurantes temáticos em que poderá degustar os tradicionais cogumelos com ovos, assados com poejo e sal, no ensopado de borrego, com carne de caça e peixe do rio, entre outras iguarias.

Diversidade cultural: Com 16 espetáculos musicais, actuações de cante alentejano (património imaterial da humanidade), grupos de música popular e tradicional, animação de rua, bandas e espetáculos para todos os gostos e idades, sem esquecer os Dj´s para os mais jovens, a edição deste ano aposta sobretudo em valores musicais da nossa região.

Atividades paralelas: A edição deste ano tem patente 3 exposições: Uma exposição que retrata a Cabeça Gorda de outros tempos da autoria do Grupo de teatro Jodicus, Pinturas dos Jovens do Atelier do CAO do Centro de Paralisia Cerebral de Beja e Trabalhos dos Utentes do Projeto COM_VIDA na Cabeça Gorda que construíram cogumelos em material reciclado.

Tertúlias Silvestres: Serão apresentados na edição vários temas associados à fileira dos recursos silvestres sobre: Micologia em Rede por Nuno Alegria (Biólogo) em parceria com a ADPM, outro colóquio sobre Caça, Formação e Conservação, com Sebastião Manuel Timóteo Miguel e João Grosso (gestores de caça), bem como a Colheita de Cogumelos – lazer ou negócio – Como os conciliar, com a participação de Celeste Santos e Silva (Universidade de Évora, MED) numa sessão organizada pela CM Beja, JF Cabeça Gorda, ESDIME e

FREGUESIA DE CABEÇA GORDA: CIMBAL. Para terminar será apresentado a prática do projecto LIFE – DesertAdaptImplementação que decorre no Parque Biológico da Freguesia de Cabeça Gorda e que é da autoria desta junta com a ADPM

Parque Biológico e actividades de natureza: Para os amantes de actividades ao ar livre a edição deste ano contempla dois passeios micológicos. Para ambos as inscrições são obrigatórias por email [email protected] ou pelo tlm: 966 210 092. Passeio micológico com apanhadores, da natureza para o prato, acompanhe de perto as explicações dos conhecedores num interessante Passeio Micológico inserido no Silarca Festival do Cogumelo para aprender apanhar e identificar cogumelos, seguido de um almoço micológico. A não perder dia 07 de Março pelas 09h30m, no Parque Biológico.

Passeio CÃOgumelo, pelo terceiro ano consecutivo este é um passeio refrescante cheio de odores e palavras sábias de alguns dos convidados, na companhia dos nossos sempre fiéis amigos caninos. Em ambiente criado em torno destas duas temáticas – cães e cogumelos – procuraremos, juntamente com alguns convidados, fomentar a partilha e o incremento do conhecimento sobre os dois temas. A não perder dia 8 de Março no Parque Biológico da Cabeça Gorda.

Showcooking´s – (ver programa próprio): Para todas as idades, inclusivos, solidários, nesta edição teremos cinco showcooking´s: Gastronomia com Magia e Alegria – Mágico Roger, Showcooking com o Chefe Carlos Afonso), Showcooking – Sentido do Gosto…com Alheira de Cogumelo – Alexandra Matos, Showcooking – Workshop para crianças, Showcooking – Juntos cozinhamos sonhos, em parceria com a CerciBeja

Bruno Ferreira é o embaixador deste certame que marcará pela positiva a freguesia de Cabeça Gorda e o Concelho de Beja bem como todos os parceiros envolvidos, com votos de sucesso e dignidade que todos desejamos e pelo qual sempre tem pugnado em outros acontecimentos, transformando estes três dias destinados aos recursos micológicos e sua importância numa grande jornada de vitalidade, convívio, fraternidade e ao mesmo tempo de defesa e preservação do melhor que temos em termos locais tão característico da nossa terra.

Pin It
Share This Post On
970x90_logo