Beja: Secretário de Estado Transportes fala sobre “nova dinâmica” do aeroporto.


O secretário de Estado dos Transportes e Infraestruturas, Guilherme d’Oliveira Martins, esteve na sessão de abertura do “Open Day-I Can Fly”, um Fórum dedicado à aeronáutica, promovido pelo Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) e parceria com a G Air Training Center.

O governante falou sobre o aeroporto de Beja e afirmou que “tem uma dinâmica e vocação diferentes. Tem sabido encontrado o caminho para tirar proveito, num claro objetivo regional. A construção de um hangar de manutenção em 2018 é estratégico para a infraestrutura”, disse.

“Se o mar aumenta em quase vinte vezes a dimensão do território português, o espaço aéreo é sessenta vezes maior que a área terrestre do País. É essa a dimensão e a ambição do setor aeronáutico em Portugal”, afirmou esta manhã em Beja, o secretário de Estado dos Transportes e Infraestruturas.

Guilherme d’Oliveira Martins, falava na sessão de abertura do “Open Day-I Can Fly”, um Fórum dedicado à aeronáutica, promovido pelo Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) e parceria com a G Air Training Center, com sede em Ponte de Sor, num encontro onde durante a tarde serão celebrados alguns protocolos de colaboração entre o IPBeja e outras entidades do setor da aviação.

O governante defendeu que “Portugal está a afirmar-se em setores de ponta, seja na indústria aeronáutica, seja na aérea aeroespacial”, acrescentando de forma perentória que “sem correr o risco de cometer qualquer excesso, Portugal está a mudar. Estamos a trilhar novos caminhos no setor da alta especialização”, rematou.

Guilherme d’Oliveira Martins, sustentou que Portugal está a atrair cada vez mais rotas e mais passageiros, justificando que “em 2016 teve um crescimento de 14% e em 2017 vamos ter mais de 44 milhões de passageiros, mais de mil descolagens e aterragens por dia”, acrescentando que dados do corrente ano revelam “valores impressionantes e que significam um crescimento de 17%”, rematou.

O secretário de Estado falou também da TAP, sustentando que “a nossa companhia de bandeira, onde o Governo se empenhou para manter em Portugal, regista um crescimento em 2017 de 22% no número de passageiros”, justificando que traduz “uma relevante recuperação da sua cota de mercado”, concluiu.

Sobre capacidade do aeroporto de Lisboa e a decisão de construção do aeroporto complementar no Montijo, conhecido como “Portela +1”, Guilherme d’Oliveira Martins justificou que se trata de um processo “muito condicionado pelas anteriores opções de privatização, que pressupõe um encaixe económico extraordinário para a empresa”, justificou.

Sobre o aeroporto de Beja, o membro do Executivo de António Costa, afirmou que “tem uma dinâmica e vocação diferentes. Tem sabido encontrado o caminho para tirar proveito, num claro objetivo regional. A construção de um hangar de manutenção em 2018 é estratégico para a infraestrutura”, disse.

Recordou que em fevereiro foi reconhecido o “Cluster Nacional Aeronáutica – Espaço e Defesa que reúne já 60 entidades”, tendo o mesmo sido confirmado como “impulsionar da investigação, inovação e economia. É essencial garantir os apoios necessário no Portugal 2020 para cintar esse objetivo, apoiado no recurso à união entre as empresas”, rematou.

Sobre o “Open Day-I Can Fly” a decorrer durante todo o dia no IPBeja, vai ser assinar um protocolo de acordo que permite ao Politécnico e à G Air iniciarem, a partir do próximo dia 8 de janeiro, um curso de Pessoal Navegante de Cabine a ter lugar na instituição de ensino alentejana e cuja parte prática vai ser realizada no Centro de Formação da SATA, na ilha de Santa Maria, Açores, e dirigido a jovens do Instituto e da região.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg