Beja: Concelho avança hoje para a terceira do desconfinamento.


A partir de hoje, a generalidade do país avança para a terceira fase do desconfinamento, onde se encontra o de Beja, e que fica marcada pela reabertura das aulas presenciais no ensino secundário e superior – uma medida de âmbito nacional, que será também aplicada nos concelhos de maior risco.

Veja aqui o que muda a partir desta segunda-feira, 19 de abril, no concelho de Beja que passa para a terceira fase do desconfinamento.

O que passa ser permitido no concelho?

Já podem abrir todas as lojas e centros comerciais, independentemente da sua dimensão, bem como os cinemas, teatros, auditórios e salas de espetáculos. No caso das lojas do cidadão, abrem apenas com atendimento presencial por marcação. Da mesma forma, os restaurantes, cafés e pastelarias podem estar abertos com um máximo de quatro pessoas por mesa ou balcão no interior ou seis por mesa nas esplanadas – até às 22h30 nos dias de semana ou às 13h nos fins-de-semana e feriados.

É ainda possível praticar atividade física ao ar livre até seis pessoas e modalidades desportivas de médio risco. Nestas, incluem-se o andebol, basquetebol, futebol, futsal, hóquei em patins e voleibol, que até agora apenas eram permitidos a nível profissional. Corfebol, futebol de praia, hóquei e hóquei em linha, polo aquático, aquatlon, hóquei subaquático, râguebi subaquático e râguebi em cadeira de rodas também regressam.

Permite-se ainda a realização de eventos exteriores, desde que não ultrapassem a lotação de cinco pessoas por 100 metros quadrados, bem como casamentos e batizados com 25% de lotação.

Moura e Odemira são concelhos que regridem para a primeira fase de desconfinamento.

Estes concelhos recuam para a fase de desconfinamento anterior, uma vez que – pela segunda avaliação quinzenal consecutiva – registam uma taxa de incidência superior a 240 casos por 100 mil habitantes, nos 14 últimos dias.

O que estará encerrado nesses concelhos?

Esplanadas, lojas até 200 metros quadrados com porta para a rua, ginásios, museus, monumentos, palácios, galerias de arte e similares encerram. Além destes, as feiras e mercados não alimentares podem ser proibidos por decisão municipal e as modalidades desportivas de baixo risco estão proibidas.

O que é permitido nesses concelhos?

O comércio ao postigo, salões de cabeleireiros, manicures e similares, após marcação prévia, e os parques, jardins, espaços verdes e espaços de lazer podem funcionar. Além destes, permite-se o funcionamento de estabelecimentos de comércio de livros e suportes musicais, bem como de bibliotecas e arquivos.

MEDIDAS APLICÁVEIS A TODO O PAÍS

Os alunos do ensino secundário e superior, que estão em casa desde o final de janeiro devido ao agravamento da pandemia, podem voltar às aulas presenciais. No total, são cerca de 300 mil estudantes do ensino secundário e 400 mil do superior que podem regressar. Com esta medida, todos os alunos e professores do secundário deixam o ensino à distância – mas no caso das universidades e politécnicos, estes podem decidir como e quando será o regresso ao ensino presencial – e juntam-se assim às creches e ao ensino básico nos estabelecimentos de ensino público, particulares e cooperativos e do sector social e solidário, bem como aos centros de atividades de tempos livres e centros de estudo, que já eram permitidos.

Teixeira Correia

(jornalista)

Foto: Reinaldo Rodrigues/ Global Imagens/ Global Media Group

 

 


Share This Post On
970x90_logo