Aljustrel: Inscrições para as Hortas Comunitárias do Campo das Minas.


O Município de Aljustrel abre amanhã, dia 2 de dezembro, as inscrições para a atribuição de talhões nas Hortas Comunitárias do Campo das Minas.

O Município de Aljustrel, após a requalificação do antigo Campo das Minas e reconhecendo a importância da atividade agrícola, como forma de sustento mas também de hobby, decidiu criar neste espaço uma zona dedicada a hortas comunitárias.

A Câmara de Aljustrel revelou que, a partir do próximo dia 2 de dezembro, encontram-se abertas as inscrições para atribuição de talhões, podendo candidatar-se a utilizador das Hortas Comunitárias qualquer munícipe, residente no Concelho de Aljustrel, dando-se, contudo, preferência aos moradores do Bairro de Vale D’Oca, mediante preenchimento das fichas de candidatura e elementos solicitados por esta autarquia. As inscrições devem ser efetuadas no Balcão Único do Município.

Os utilizadores selecionados terão ao dispor um terreno cultivável para a prática de agricultura biológica, que se encontra ainda equipado com um abrigo de madeira, sendo a utilização gratuita, com exceção do consumo de água.

A participação nas Hortas Comunitárias implica a aceitação das normas presentes num regulamento e o objetivo é fomentar a prática da horticultura biológica sustentável, promover uma alimentação saudável com produtos biológicos (ou produtos vegetais provenientes de agricultura tradicional), sensibilizar a população para o respeito e defesa do ambiente, valorizar o espírito comunitário na utilização do espaço público e manutenção do mesmo, promover atividades ambientais para as famílias, potenciar a utilização da compostagem e sensibilizar para as questões dos resíduos.

Com a criação destas hortas pretende-se ainda tornar este espaço mais apelativo do ponto de vista ambiental, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida no Bairro de Vale d’Oca e fomentando também uma componente sociocultural e de estreitamento de relações entre vizinhança.


Share This Post On
970x90_logo