Volta a Portugal: Rafael Reis mais rápido no traiçoeiro Prólogo de Setúbal.

Muito calor em Setúbal, poucos quilómetros e a revelação da primeira Camisola Amarela da 80ª Volta a Portugal Santander.

Rafael Reis, especialista em lutas contra o cronómetro, não deixou escapar a oportunidade de ganhar na prova máxima do ciclismo nacional.

Num curto Prólogo, com apenas 1800 metros propícios a que pudessem acontecer surpresas, César Martingil esteve quase a dar uma vitória à Liberty Seguros-Carglass mas, a correr praticamente em casa, Rafael Reis (Caja Rural-Seguros RGA), natural de Palmela, confirmou o favoritismo e foi mais rápido dois segundos do que Martingil que teve de se contentar com a Camisola Branca RTP da Juventude.

Apesar da curta distância, era necessário alguma atenção nas curvas. A roda traseira chegou a escapar, mas Rafael Reis manteve-se inabalável rumo ao grande objetivo que tinha para esta Volta. “Foi realmente arriscado, mas sabia que para ganhar, tinha de correr riscos”, afirmou sorridente e com convicção o vencedor de 26 anos novamente vestido com a Camisola Amarela (ResumoClassificacoesPrologo-80VoltaPortugalSantander2018). Há dois anos, quando representava a W52-FC Porto, Rafael também venceu o Prólogo em Oliveira de Azeméis.

As diferenças de tempo não foram grandes, como se esperava, pelo que haverá vários corredores com a ambição de destronar Rafael Reis da liderança, pelo menos até chegar a montanha no sábado quando começarem as dificuldades maiores. Martingil já assumiu esse objectivo tal como Daniel Mestre (Efapel) que ficou a apenas três segundos. Seguiram-se o Campeão Nacional, Domingos Gonçalves (Rádio Popular-Boavista), Mario Gonzalez (Sporting-Tavira) e João Matias (Vito-Feirense-BlackJack) também a quatro.

Num dia de muito calor, mas que todos os ciclistas sabem que foi apenas um aquecimento para o tempo quente que vão enfrentar nos próximos dias (as previsões apontam para temperaturas acima dos 40 graus), esta quinta-feira é dia de atravessar o Alentejo para depois chegar a Albufeira, no regresso do Algarve à Volta.

A primeira etapa em linha terá 191,8 quilómetros, que vão ter início em Alcácer do Sal, às 12h35, na Praça Pedro Nunes.

Share This Post On