Vidigueira e Moura: Celebração do “Cante dos Reis”.

Vidigueira, Moura e Santo Amador recebem na noite de domingo, 5 de janeiro, o tradicional “Cante dos Reis”. Em Vidigueira o evento decorre entre o Largo da Cascata e a Praça da República, junto à Câmara Municipal.

A Câmara Municipal de Vidigueira vai promover, no próximo dia 5 de Janeiro, o tradicional Cante dos Reis, com a participação do Grupo Coral “Os Vindimadores de Vidigueira” e do Grupo Coral da Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito.

A iniciativa tem início no Largo da Cascata, às 20H30, percorre vários locais da vila e termina na Praça da República, junto ao edifício da Câmara Municipal, com prova de bolo-rei e licoroso, ao redor de uma fogueira, e a atuação, para além dos referidos grupos, do Grupo Coral da Vidigueira e Grupo Improvisos do Sul.

Dia de Reis celebrado em Moura e Santo Amador

Em 2020, o tradicional Cântico aos Reis volta a ser celebrado em Moura, através de uma parceria entre a Câmara Municipal, a União de Freguesias de Moura e Santo Amador, o Ateneu Mourense, o Agrupamento de Escolas de Moura e a Escola Profissional desta cidade.

Às 20:30, do dia 5 de janeiro, chegam ao recinto dos Quartéis os Reis Magos e o Presépio Vivo, seguindo-se pelas 21:00 a atuação do Grupo Coral e Etnográfico do Ateneu Mourense. No mesmo local será acesa a habitual fogueira e haverá distribuição de bolo-rei e moscatel.

No dia 6 de janeiro, a partir das 14:30, o executivo do Município realiza as habituais visitas à Fundação São Barnabé, APPACDM e Lar de São Francisco, acompanhados pelos grupos corais infantis da Escola da Porta Nova e da Escola do Sete e Meio, com a interpretação de modas alusivas ao Cântico aos Reis.

Em Santo Amador, o Cântico aos Reis assinala-se no dia 5 de janeiro, às 20:00, no Centro Cultural, onde atuarão o Grupo Coral Feminino da ADASA e o Grupo Coral da Casa do Povo de Santo Amador, seguindo-se a distribuição de bolo-rei e de moscatel. A iniciativa, nesta localidade do concelho, resulta da parceria entre a Câmara Municipal de Moura, a União de Freguesias de Moura e Santo Amador, a ADASA e a Casa do Povo de Santo Amador.

Dia de Reis é celebrado anualmente a 6 de janeiro. Por norma, o Dia de Reis é celebrado já na noite de 5 para 6 de janeiro, ou seja, na véspera do Dia de Reis. Este dia é também conhecido como Festa da Epifania.

Share This Post On
970x90_logo