Vidigueira: Apreendidos pela GNR 105 bovinos. Foram levados para o matadouro.

Apreendidos, numa operação de fiscalização da GNR, perto de Vidigueira, 105 bovinos sem brinco e sem documentos de transportes. Os animais foram transportados sobre escolta da Guarda para o matadouro de Beja.

A Guarda Nacional Republicana (GNR) está a investigar a origem e o destino de 105 bovinos, vitelos e novilhas para engorda, apreendidos na tarde de terça-feira, à entrada de Vidigueira, quando eram transportados num camião, sem guias de transporte e os animais não serem possuidores de brincos de identificação.

A apreensão ocorreu no decurso de operação de fiscalização de trânsito levada a cabo por militares do posto de Vidigueira da GNR, cerca das 15,00 horas, quando o veículo circulava na Estrada Nacional (EN) 258, na ligação entre Moura e Vidigueira, e se preparava para aceder ao IP2.

Segundo foi possível apurar junto do Comando Territorial de Beja, o condutor do veículo “não explicou a origem nem o destino dos animais”, acrescentando que “dada a inexistência de documentação e identificação dos animais foi alertada a Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV)”, tendo depois sido o camião “acompanhado sob escolta” para o Matadouro de Beja.

A mesma fonte acrescentou que “o proprietário do veículo foi alvo de um processo de contraordenação pela falta de documentos”, não tendo o mesmo ficado apreendido.

Fonte da DGAV confirmou ao LN que os animais “deram entrada no matadouro, que é fim de linha”, não tendo concretizado se os mesmos já foram abatidos, acrescentando que o caso está a ser acompanhado pela instituição, “dando cumprimento, com todo o rigor, a tudo o que está previsto na legislação”, rematou.

Teixeira Correia

(jornalista)

Share This Post On