V.N. São Bento/ Serpa: III Feira do Enchido e do Presunto de 27 a 29 de julho.

Vila Nova de São Bento recebe, de 27 a 29 de julho, a III Feira do Enchido e do Presunto, iniciativa organizada pela União das Freguesias de Vila Nova de São Bento e Vale de Vargo, com o apoio da Câmara Municipal de Serpa.

A edição de 2018 da Feira do Enchido e do Presunto pretende afirmar-se como mais um expressivo momento de dinamização económica e de valorização e salvaguarda dos recursos endógenos, em particular os ligados à transformação de Porco de Raça Alentejana, aliando a componente comercial e os momentos de animação cultural, com a componente técnica e científica, sendo marcada por várias experiências gustativas e exposições.

No primeiro dia, destaque para a I Mostra de “Mangotes de Aldeia Nova”, uma especialidade gastronómica local, com a certificação “tradicional.PT” que conta com a participação de produtores locais, da “Comida independente – Charcutaria e Mercearia, Lda”, da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária.

Sábado, dia 28, será marcado pela constituição de um referencial de caracterização organolética dos “Mangotes de Aldeia Nova” e o Concurso Experimental de Linguiça Curada, iniciativas a cargo do Painel de Provadores de Enchidos do Sul de Portugal, (constituído na anterior edição desta feira, em 2017).

Irá também realizar-se a tertúlia “Presunto – como harmonizar com Vinho”, dinamizada por Teresa Gomes, Sommelier distinguida em 2017 como “Sommelier do ano” pela revista “Grandes Escolhas”.
No dia de encerramento serão entregues os prémios e as menções honrosas do Concurso Concelhio Experimental de Linguiça Curada e realizar-se-á degustação de enchidos.

Durante os três dias haverá prova e venda de enchidos e presuntos e a exposição etnográfica “Do alguidar à panela”.

Share This Post On