Moura: Nove novos casos positivos em Sobral da Adiça.

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Moura revelou que há mais nove casos positivos de Covid-19 no concelho. Desta feita em Sobral da Adiça. No total são 50 os casos ativos.

Há mais 9 casos positivos de covid-19 no concelho de Moura, sendo agora 50 os casos ativos naquele município do distrito de Beja. O caso foi detetado, mais vez numa comunidade de etnia cigana, desta feita em Sobral da Adiça, depois de na quinta-feira uma mulher ter dado positivo ao novo Coronavírus.

De acordo com a revelação feita da tarde deste domingo pelo Serviço Municipal de Proteção Civil de Moura (SMPCM), “dos 12 testes realizados ontem pela Autoridade de Saúde Pública da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), foram confirmados 9 casos positivos”, acrescentando que estes novos casos “estão relacionados com um outro que havia sido confirmado na semana passada”, justificaram.

Recorde-se que o concelho de Moura é, dos 47 municípios do Alentejo, o que mais casos positivos já registou, desde que no passado dia 18 de março, foram conhecidos os primeiros infetados na região. No total, e de acordo com os dados sempre divulgados SMPCM, já foram confirmados 76 casos positivos de covid-19, os último os revelados hoje na freguesia de Sobral da Adiça.

O primeiro em Moura surgiu a 8 de abril, tendo um homem, com cerca de 60 anos, que fazia tratamento de hemodiálise no Hospital de Beja, onde chegou a estar internado.

Da totalidade de casos registados no município da Margem Esquerda do rio Guadiana, só o do positivo de uma mulher e que já foi dada como recuperada, não está ligado a uma comunidade de etnia cigana.

Em quatro comunidades, três em Moura e uma no Sobral da Adiça, com um total de 186 residentes, há o registo de 75 infetados e 25 recuperados.

No Espadanal, onde “rebentou” o foco de covid-19, vivem 60 pessoas, houve 33 infetados e 25 recuperados, no Margaçal onde viviam 14 pessoas, verificaram-se 9 infetados, sem qualquer recuperado. Um dos casos mais controversos correu no sítio de Vale do Touro, onde a comunidade composta por uma centena de pessoas numa primeira fase se recusou a fazer os testes de despistagem, acabando depois por realizar os mesmos, sendo diagnosticados que 23 pessoas estavam infetadas. Agora foi em Sobral da Adiça, quarto aglomerado populacional onde se verificaram casos positivos, tendo num total de 12 residentes, 10 resultados positivos aos testes do novo Coronavírus.

Teixeira Correia

(jornalista)

Share This Post On
970x90_logo