COVID-19: Concelho de Serpa tem 13 dos 22 casos do distrito de Beja.

O concelho de Serpa tem 13 casos positivos de Covid-19 e o foco está localizado em Vila Verde de Ficalho, que tem 12 casos. Castro Verde e Cuba registam um caso.

O distrito de Beja regista regista este sábado 22 (vinte e dois) casos positivos, mais 5 (cinco) dos que se registavam ontem, existindo a confirmação do caso no concelho de Mértola, mais dois no de Serpa e um nos concelhos de Castro Verde e Cuba.

Segundo apurou o Lidador Notícias (LN) os dois casos do concelho de Serpa, referem-se a novos infetados da realização de um almoço em Vila Verde de Ficalho, que ontem registava 9 (nove) casos.

Os 22 casos positivos, 21 dizem respeito a sete dos 13 concelhos do distrito de Beja, que estão na área de influência da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) e Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) e 1 na área da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL) e Unidade Local de Saúde do Alentejo Litoral (ULSAL), em concreto o concelho de Odemira.

O concelho de Serpa regista 13 casos, sendo que 12 estão localizados em Vila Verde de Ficalho, e como anteriormente referimos 11 a dizerem respeito a uma situação do almoço e o outro é uma mulher, de 80 anos, utente do Centro Social São Jorge e Senhora das Pazes, em Vila Verde de Ficalho, que desde segunda-feira está internada no Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja.

O décimo primeiro caso diz respeito a uma mulher que vive na cidade de Serpa e que esteve envolvida num grupo de 45 pessoas que esteve na Argentina e regressou a Portugal com escala em São Paulo, no Brasil.

No concelho de Beja, há três casos, duas mulheres e um homem que pertencem ao referido grupo que esteve na Argentina, situação que foi confirmada por Paulo Arsénio, presidente da Câmara Municipal de Beja e responsável da Proteção Civil Municipal.

Almodôvar apresenta dois casos, ambos ligados ao regresso de França de um emigrante de 60 anos, natural de Bragança e com residência há mais de 20 anos naquela vila, e que no passado dia 24 de março, viu confirmado como positivo o teste do Covid-19, naquele que foi o primeiro caso no distrito de Beja.

Em Mértola, o presidente da autarquia, Jorge Rosa,confirmou um caso no município, revelando que se trata “uma utente do Centro Social dos Montes Altos, freguesia de Santana de Cambas”. O autarca justificou que “após a confirmação oficial pela Direcção Geral de Saúde foram de imediato accionados os procedimentos adequados à situação. As instalações do Centro Social dos Montes Altos foram encerradas, e os utentes e funcionários irão permanecer no interior do edifício, até serem efectuados os testes a todos e a todas”, remata.

A doente é uma senhora de 95 anos, que está internada no Hospital de Beja, na sequência de uma queda que ocorreu no lar do Centro Social no passado sábado, tendo inicialmente sido transportada para o Centro de Saúde de Castro Verde numa viatura da instituição.

Posteriormente e dado o seu estado de saúde foi transportada pelo Bombeiros Voluntários de Ourique para o Hospital de Beja, onde viria a ser alvo de uma intervenção cirúrgica. Susceptível de ter alta médica foi sujeita ao teste da Covid-19 que se veio a revelar como positivo.

Junto de fonte dos Bombeiros Voluntários de Ourique, o LN confirmou que os três elementos da corporação que fizeram o transporte da idosa para Beja, já estão em isolamento aguardando que lhes sejam os testes de despistagem do Covid-19. Há também um voluntário dos Bombeiros de Beja, funcionário do Hospital que contatou com a senhora que está na mesma situação dos colegas de Ourique.

Na área de influência da CIMBAL e ULSBA, surgiram dois novos casos, um no concelho de Castro Verde e outro de Cuba

Em Odemira mantém-se o caso confirmado de um cidadão de nacionalidade indiana, de 46 anos, que tinha chegado de Lisboa, e que viva na freguesia de Longueira/Almograve, cujo caso foi confirmado no dia 25 de março, pelos serviços da Proteção Civil Municipal daquele concelho.

Segundo os dados de hoje divulgados pela DGS (Relatório DGS 04 abril) existem três casos em cada um dos concelhos de Beja e de Serpa.

Teixeira Correia

(jornalista)

Share This Post On
970x90_logo