Your SEO optimized title

TECNOCRÓNICA (Opinião de Ademar Dias): WiFi gratuito, os portugueses na net e, porque não, cinema.

Os Estados-membros da União Europeia (UE) aprovaram o programa WiFi4EU para a instalação de pontos de acesso gratuito à internet sem fios em câmaras municipais, bibliotecas e parques e outros locais públicos.

Através de um portal WiFi4EU multilingue facilmente reconhecível, os utilizadores vão dispor de uma conexão gratuita, segura e de alta velocidade à internet em pelo menos 6.000 comunidades locais em toda a UE até 2020.

Assim, municípios, bibliotecas, hospitais e outras entidades públicas vão poder candidatar-se, em data a anunciar, a financiamento (estão previstos 120 milhões de euros até 2019) para a instalação de novos pontos de acesso sem fios onde não haja nenhuma conexão semelhante, pública ou privada, à internet. A intenção é evitar a duplicação de pontos de acesso.

O comprometimento passa por manter a nova conexão durante pelo menos três anos.

De acordo com dados do ACEPI Portugal, 91% da população portuguesa vai estar a utilizar a Internet até 2025 e 59% vai fazer compras ‘online’.

Nas principais conclusões do estudo anual da economia e da sociedade digital em Portugal, produzido pelo ACEPI, em 2009, apenas 48% dos portugueses utilizavam a internet, tendo a percentagem subido para 73% em 2017.

Em termos de compras ‘online’, se em 2008 apenas 13% dos portugueses compravam, o ACEPI estima que este ano 36% dos portugueses façam compras ‘online’.

Neste campo, os 59% previstos para 2025 vão corresponder a um volume de 8,9 mil milhões de euros.

Ainda segundo o estudo, 85% dos portugueses que compram ‘online’ já o fizeram em ‘sites’ estrangeiros e a China é o país onde os portugueses compram com mais frequência.

Pode já nem ser novidade para os assinantes, mas, ainda assim, cá vai… a Netflix vai aumentar o preço das assinaturas a partir do próximo mês.

Os subscritores da plataforma de streaming vão ser obrigados a pagar um pouco mais se quiserem continuar a ter acesso às suas séries e vídeos.

O plano standard, o mais popular, permite a visualização dos conteúdos em dois ecrãs ao mesmo tempo e em HD e vai ter um aumento de um euro, passando a custar 10,99. O serviço premium sobe de 11,99 para 13,99 euros mensais e, para além da resolução Ultra HD, é possível o uso de quatro ecrãs em simultâneo.

“De tempos a tempos, os planos da Netflix e o preçário têm de ser ajustados à medida que vão sendo acrescentados mais série e filmes exclusivas”, explicou a empresa em comunicado, para justificar os aumentos.

Os novos preços entram em vigor em novembro e trata-se do primeiro aumento de preçário desde 2014.

Por cá, já são conhecidos os dez projectos finalistas da 3ª edição dos Prémios PlayStation.

A iniciativa serve de apoio ao desenvolvimento de videojogos em Portugal e o desafio passa por criar um videojogo para a PlayStation 4, sendo que o vencedor tem direito a um prémio monetário de 10 mil euros, kits de desenvolvimento para a PS4, um espaço físico em Lisboa para trabalhar durante 10 meses, e uma campanha promocional nos canais da PlayStation no valor de 50 mil euros.

Para já, os dez estúdios finalistas vão expor os seus jogos na Lisboa Games Week, de 16 a 19 de Novembro.

Esta é a lista:

Insiduos Games, com a aventura no subconsciente de Obscuria;

Mimicry Games, com Ganbatte;

Those Kids, com Iteration, o puzzle na primeira pessoa para realidade virtual;

Green Kiwi apresenta Nameko, a missão de Ko para salvar todos os planetas;

Duckling Studios, com o jogo de plataforma e ação Out of Line;

Can Play, com o frenético Hover Shock;

Atom3 Games apresenta o misterioso para realidade virtual Lux Tenebrae;

Noble Quad, com o jogo de ação numa cidade futurista Rise of Denial;

Pink Dogs, com a demanda de um viking em tornar-se um deus de Valhalla em Bifrost Spire;

Cake Collective com o título multijogador Apex Arena.

No cinema, estreia agora nas salas o filme “O Estrangeiro”, uma película de ação realizada por Martin Campbell (o mesmo de “007: Casino Royale”).

Jackie Chan, Pierce Brosnan, Rufus Jones e Katie Leung são os destaque do elenco.

Este thriller de enorme tensão traz-nos o famoso Jackie Chan como um homem bom e humilde, dono de um restaurante na Chinatown de Londres, numa missão para encontrar os terroristas responsáveis pelo atentado que provocou a morte da sua amada e única filha.

Para descobrir a verdade, Quan (Jackie Chan) entra num jogo político de gato e rato com Hennessy (Pierce Brosnan), um responsável do governo com uma história sombria.

Enquanto Quan avança no identificar dos assassinos, cada um deles terá que enfrentar o seu passado.

Espreite o trailer em https://www.youtube.com/watch?v=HMXTQ5Dinrw

Share This Post On