TECNOCRÓNICA (Opinião de Ademar Dias): voz, redes sociais e outros registos históricos.

Foi criado um algoritmo capaz de detetar indícios de depressão apenas pelo som da voz das pessoas.

Pesquisas anteriores sugerem que o timbre da voz também contém informações sobre o humor.

Assim sendo, um grupo de cientistas tomaram por base conjuntos padrão de dados para desenvolverem uma metodologia que combina vários algoritmos de aprendizagem para reconhecer a doença de modo mais preciso, utilizando sinais acústicos.

A ideia dos especialistas é desenvolver uma aplicação com a tecnologia.

Eleni Stroulia, uma das responsáveis pelo estudo, refere que “um cenário realista é que os indivíduos utilizem a tecnologia, que coletará amostras de voz enquanto elas falam naturalmente. A aplicação, aberta no telefone do utilizador, reconhecerá e rastreará indicadores de humor, como a depressão, ao longo do tempo”.

Como resultado, a ferramenta deve funcionar como um indicador de depressão, baseando-se na voz da pessoa enquanto usa o telefone durante o dia a dia.

O Instagram esconde o número de gostos nas publicações de vários países. A medida, segundo a plataforma, tem como objetivo reduzir a “pressão social” entre os utilizadores.

Em maio, o Canadá foi palco desta iniciativa pioneira que a rede social confirmou agora estar em testes no Brasil, Itália, Irlanda, Austrália, Nova Zelândia e Japão.

Com esta medida, o número de gostos deixa de ser visível, surgindo apenas a indicação que um determinado utilizador gostou e que “outros” gostaram.

Os gostos deixam de ser visíveis para o exterior, mas não para o autor da publicação que continua a conseguir ver quantos utilizadores gostaram e quem gostou.

Mia Garlick, responsável pelas questões de privacidade do Facebook, explicou que é esperado que “este teste remova a pressão de quantos ‘gostos’ uma publicação vai receber para que as pessoas se possam focar em partilhar as coisas que gostam”.

Resta dizer que ainda não se sabe se vai existir data de implementação deste teste em Portugal.

Continuamos com o Instagram que anunciou novas regras que ditam se alguém deve ou não ser banido da rede social, confirmando que vai passar a notificar os utilizadores se estiverem em risco de serem expulsos.

Por enquanto o Instagram apenas bania utilizadores com uma determinada percentagem de conteúdo proibido. Agora foi confirmado que também serão banidos os utilizadores que publiquem este tipo de conteúdo durante um determinado período temporal.

Quando ao período temporal em si o Instagram não revelou detalhes, mas sabe-se que entre o conteúdo visado pelo Instagram está nudez, pornografia, assédio, discurso de ódio ou venda de drogas.

O videoclipe oficial da música Bohemian Rhapsody ultrapassou a barreira de mil milhões de visualizações no YouTube. É o primeiro vídeo anterior a 1990 a chegar a esta fasquia e mostra que os Queen continuam a chegar a novos fãs (não tivesse sido lançado no ano passado o biopic da banda no cinema, precisamente intitulado ´Bohemian Rapsody`).

Para registar este marco histórico na banda, os Queen lançaram um novo vídeo remasterizado, disponível em exclusivo no seu canal oficial no YouTube.

Lançado em 1975, Bohemian Rhapsody foi o tema que lançou para a ribalta a banda britânica.

´Avengers Endgame` é oficialmente o maior sucesso comercial de sempre na história do cinema.

O filme da Marvel, que culmina o universo cinemático que começou em 2008 com o primeiro ´Iron Man`, recebeu novo fôlego com o recente lançamento da versão prolongada da película com 18 segundos extra.

A aposta da Disney resultou e o filme ultrapassou o registo de $2.78 milhões de receitas de ‘Avatar`. ´Avengers Endgame` chegou aos $2.79 milhões.

E para quem não se recorda ´Avatar` também foi relançado para o cinema, estreando uma versão exclusiva para os cinemas IMAX, em 2010, com 9 minutos extra de cenas.

Ainda no cinema, marcamos a estreia do filme ´Domino – A Hora da Vingança`, uma película realizada por Brian De Palma.

Nikolaj Coster-Waldau e Carice van Houten, ambos protagonistas em `A Guerra dos Tronos´, são os destaques do elenco, onde ainda sobressai o nome de Guy Pearce.

Neste thriller frenético, Christian (Nikolaj Coster-Waldau), um polícia de Copenhaga, procura justiça pelo assassinato do seu parceiro às mãos de um membro do Estado Islâmico, Tarzi Ezra. Num mundo assolado pelo terror e pela suspeita, Christian e Alex (Carice van Houten), colega e amante do seu falecido parceiro, partem numa missão para capturar Ezra, mas são involuntariamente apanhados num jogo de perseguição com um agente duplo da CIA (Guy Pearce), que usa Ezra para aprisionar outros membros do Estado Islâmico.

Resta espreitar o trailer em https://www.youtube.com/watch?v=hYdfMqTrX8c

Share This Post On
970x90_logo