Your SEO optimized title

TECNOCRÓNICA (Opinião de Ademar Dias): vício em videojogos, travão a anúncios, e mais, algo mais.

A Organização Mundial da Saúde reconheceu o vício em videojogos como novo distúrbio mental. Segundo a OMS, o distúrbio (que em inglês se chama “gaming disorder”) é caracterizado por um “padrão de comportamento obsessivo com os videojogos”.

No esboço do documento (https://icd.who.int/dev11/l-m/en#/http%3a%2f%2fid.who.int%2ficd%2fentity%2f1448597234) que apresenta as novas doenças que serão incluídas na Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde, da OMS, o vício dos videojogos é identificado como um problema capaz de causar sofrimento àqueles que dele padecem.

O documente refere que os pacientes que apresentam esta condição médica “não conseguem dominar a sua relação com os videojogos”, deixando a frequência, intensidade, duração e contexto dos seus hábitos fora do seu próprio controlo.

A OMS diz também que quem dá prioridade aos videojogos acima de “outros interesses e atividades”, aumentando a frequência com que jogam “apesar da ocorrência de consequências negativas”, estão também a mostrar sintomas identificados com este distúrbio.

O Google Chrome vai permitir bloquear os anúncios mais irritantes da internet. A nova funcionalidade deve estar ativa já no início deste ano de 2018, mais precisamente a 15 de fevereiro.

De acordo com o VentureBeat, a ativação desta funcionalidade vai acontecer com o lançamento das atualizações Chrome 64 (23 de janeiro) e Chrome 65 (6 de março).

Segundo consta, a atualização tem como objetivo melhorar a experiência de utilizador e não bloquear todos os anúncios.

Apenas anúncios que violem princípios definidos pela Google serão bloqueados, nomeadamente anúncios que iniciem com sons automaticamente ou que obriguem os utilizadores a esperar antes de a página carregar.

A Microsoft tem agora um serviço de trocas a operar em Portugal. O serviço permite receber dinheiro por produtos como smartphones, tablets, portáteis e consolas de jogos. No fundo permite que nos livremos deles, aproveitando o dinheiro para comprar um novo produto da loja da Microsoft, como por exemplo, uma Xbox One X ou um portátil Surface.

O serviço pede que se introduzam os detalhes do dispositivo, como o número de série e em que condições se encontra (a funcionar ou não). O formulário pede ainda a morada e conta bancária, mas a recolha do dispositivo é feita gratuitamente.

Os valores variam conforme o dispositivo, não são muito apelativos, mas o serviço privilegia a conveniência e facilidade.

Aqui fica o link do serviço de trocas da Microsoft: https://www.microsofttradein.com/index.php?

Agora damos a conhecer um site que mostra algumas comparações entre países.

O “If It Were My Home” mostra estatísticas de dois lugares diferentes e faz uma comparação que inclui informação diversas, quer a nível social e histórico, quer de saúde e ambiente. Informações variadas como o tamanho do país, a renda média, expetativa de vida, quanto se gasta em cuidados médicos e nos tempos livres são alguns exemplos.

Depois, através de uma codificação por cores (comparações negativas a vermelho e positivas a verde) é possível ter uma perceção imediata de como as áreas escolhidas se comparam.

Outra característica é a existência da categoria “Desastres” que permite perceber a magnitude de algumas situações.

Aqui fica o link para a página: http://www.ifitweremyhome.com/

No cinema, está aí o filme “Suburbicon”, um thriller realizado por George Clooney (sim, o ator). E o elenco também é de luxo, com nomes como Matt Damon, Julianne Moore e Oscar Isaac, entre os destaques.

Esta película leva-nos a Suburbicon, o lugar perfeito para instalar uma família. É isso que acontece com a família Lodge no verão de 1959, no entanto, a fachada de tranquilidade esconde uma realidade perturbadora e Gardner Lodge, o patriarca da família Lodge, terá de navegar os bastidores sombrios dos subúrbios, as suas traições, mentiras e violência.

Espreite o trailer em https://www.youtube.com/watch?v=f-nrCVqNtvE

Share This Post On