TECNOCRÓNICA (Opinião de Ademar Dias): tecnologia, redes sociais e muito cinema.




Na lista das dez tecnológicas com mais patentes de 2016 há uma ausência notada.

Ademar Dias

Jornalista

Rádio Horizonte Algarve/ Tavira

Mas já lá vamos. Primeiro convém dizer que as patentes nem são representativas de produtos reais, mas permitem ter uma ideia do que vai na ‘mente’ das empresas tecnológicas que as submetem para aprovação, mostrando um pouco do que pode surgir no mercado num futuro não muito distante. Assim, ver que patentes registam algumas das principais empresas tecnológicas é uma boa forma de ter uma noção do que está para vir, sendo também interessante saber quais delas são mais proativas nesta área.

Quanto à lista das dez empresas tecnológicas com maior número de patentes do ano passado, a Apple é a principal ausência. Já a presença de grandes empresas como a Microsoft, a Google, a Sony ou a IBM não é de estranhar.

Um estudo recente da Kaspersky Lab mostra que 78% dos inquiridos já quis abandonar as redes sociais que utiliza, principalmente porque as consideram uma perda de tempo. No entanto, há fortes razões para que as pessoas optem por ficar, como essas redes sociais serem um elo de ligação a terceiros e funcionarem como uma espécie de “memória”.

A grande maioria (62%) acredita que perderia o contacto com os amigos se saísse das redes socias. Perto de 21% dos inquiridos mostrava menos preocupação com a questão dos amigos e mais atenção quanto ao medo de não conseguir recuperar as suas memórias digitais (fotografias, por exemplo) se desativassem as suas contas.

Outro ponto importante é que muitos utilizadores usam a conta da rede social para aceder a outros serviços online (18%).

Quanto às razões para quererem abandonar as redes sociais, 39% consideram que são uma perda de tempo e 30% indica estar desagradado com a monitorização que as gigantes tecnológicas fazem da sua atividade online.

O conceituado site IMDB, que detém a maior base de dados sobre filmes de toda a Internet, elegou os 10 melhores atores de todos os tempos.

O mundo do cinema é competitivo, tornando-se extremamente difícil para um ator de êxito manter-se no topo. A classificação foi efetuada tendo em consideração estes mesmos factores, uma vez que os nomes apresentados conseguiram não só singrar na arte da representação, como também se tornaram míticos. São atores incontornáveis que já ganharam um lugar de honra na história da sétima arte.

A lista de ilustres do IMDB teve ainda em linha de conta os prémios e as nomeações obtidas pelos atores escolhidos, bem como a grandeza e o sucesso atingidos ao longo da carreira, baseando-se o mais possível em critérios de objetividade.

No top 3, e ordenados do líder para o lugar mais baixo do pódio, estão Jack Nicholson, Marlon Brando e Robert De Niro.

A 74ª edição dos Globos de Ouro 2017 consagrou “La La Land” como o grande vencedor da noite ao bater o recorde de filme com mais prémios de sempre na história do evento, sete ao todo.

A comédia, que estreia em Portugal a 26 de janeiro, triunfou como melhor filme; melhor realizador; melhor ator e melhor atriz (para Ryan Gosling e Emma Stone, respectivamente); melhor argumento; melhor banda sonora e melhor canção original. O recorde anterior de seis prémios pertencia aos clássicos Voando Sobre Um Ninho de Cucos (1975) e O Expresso da Meia-Noite (1978).

Na televisão, a Netflix ultrapassou a HBO ao vencer o galardão de melhor série dramática graças a “The Crown” e a série limitada “O Gerente de Noite” arrecadou três títulos: melhor atriz, melhor ator e melhor ator secundário.

E para terminar aqui fica a habitual sugestão de cinema.

Estreia esta semana o filme “Miss Sloane – Uma Mulher de Armas” com a atriz Jessica Chastain no principal papel. No elenco desta película dirigida por John Madden surgem ainda Gugu Mbatha-Raw, Michael Stuhlbarg, Mark Strong, Alison Pill e John Lithgow.

“Miss Sloane – Uma Mulher de Armas” conta a história de uma impiedosa lobista profissional (Jessica Chastain) conhecida pelo seu incomparável talento e pelo desejo de ganhar a qualquer custo, mesmo quando isso coloca a própria carreira em perigo. Este thriller vai-nos mostrando a negra realidade que se esconde por detrás das cortinas no Capitólio Americano, revelando a forma como os esquemas são jogados e vencidos, enquanto Sloane enfrenta as forças mais influentes do Congresso dos Estados Unidos.

Podes espreitar o trailer em https://www.youtube.com/watch?v=y36BmAhGWhs


Share This Post On
468x60.jpg